O melhor pedaço da Maçã.

Redes 4G brasileiras deverão se tornar compatíveis com modelos atuais de iPhones e iPads

iPhone 5 com LTE

Há alguns meses, essa hipótese já havia sido levantada e discutida aqui no site. Agora, parece que é pra valer: o governo brasileiro quer acelerar o leilão da frequência de 700MHz para redes 4G LTE, segundo reportagem publicada hoje pela Folha de S.Paulo.

Publicidade

Em suma, isso significa que em breve poderemos ter no Brasil redes 4G compatíveis com modelos atuais de iPhones e iPads.

iPhone 5 com LTE

Para a nossa sorte, os modelos de iPhones 5, iPads mini e iPads de terceira e quarta gerações que já foram homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações todos incluem a banda LTE 17, na frequência de 700MHz. Assim, no futuro, bastará um update do iOS para torná-los compatíveis com as nossas redes, assim como a Apple fez recentemente na versão 6.1 em vários países.

Publicidade

Evidentemente, nada disso acontecerá da noite pro dia. Ainda neste mês deverá sair a portaria que permitirá à ANATEL iniciar todo o processo. A questão é delicada, pois a frequência de 700MHz já é usada hoje pelo setor de radiodifusão (TV e rádio). Depois, será aberta uma consulta pública sobre o tema a qual, quando concluída, permitirá então a elaboração do edital final. O modelo exato de licitação ainda não foi definido, mas estima-se que ele englobará uma arrecadação de cerca de R$40 bilhões para o governo. Só para terem uma ideia, o leilão de 2.500MHz arrecadou “apenas” R$2,9 bilhões em junho de 2012.

Felizmente, para nós não é só a compatibilidade com iGadgets que interessa. A abertura dessa faixa para 4G possibilitará uma expansão de cobertura muito mais rápida, visto que a frequência menor proporciona um alcance muito maior. Como as ondas de 700MHz penetram mais em ambientes fechados, as operadoras de telefonia celular precisam instalar cerca de quatro vezes menos antenas internas retransmissoras.

Para quem ainda estará usando iPhones e iPads de hoje daqui a um tempo, a notícia é muito bacana. Vale notar, contudo, que a cada nova geração de seus iGadgets a Apple costuma adotar basebands com suporte a uma gama maior de bandas e frequências, então não me surpreenderia nada que os próximos modelos cheguem nativamente compatíveis também com o nosso padrão atual de 4G, a 2.500MHz.

Publicidade

Em paralelo a isso tudo, fica a torcida para que as operadoras brasileiras invistam em boa cobertura pelo país e que suportem velocidades ao menos próximas das almejadas pela nova tecnologia. Afinal de contas, se tivéssemos hoje conexões 3G bacanas a grande maioria dos usuários nem teria do que reclamar em termos de velocidade.

[obrigado a todos que nos enviaram esta dica!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Apple adquire 18 patentes da Maya-Systems relacionadas a tecnologias de interface de usuário

Próx. Post

App Store agora tem encurtador de URLs e notas em aplicativos/jogos mais populares

Posts Relacionados