O melhor pedaço da Maçã.

MWC: Samsung apresenta em Barcelona um novo tablet para bater de frente com o iPad mini

MacMagazine no Mobile World Congress 2013

por Leonardo Copello [@LeoCopello]

Publicidade

Andar pelos corredores e salas de conferência do maior evento mobile do planeta é uma experiência espetacular para os amantes de tecnologia. Em cada estande um japonês, coreano ou europeu apresenta algo novo. Neste período o idioma oficial em Barcelona, nas redondezas do evento e estações de metrô é o inglês (com sotaques diversos), que se mistura com o espanhol e o catalão.

MacMagazine no Mobile World Congress 2013

MacMagazine no Mobile World Congress 2013

Aqui é o cenário escolhido por diversas empresas para mostrar ao mundo suas promessas e produtos. E uma das estrelas do Mobile World Congress deste ano é sem dúvida um tablet do tamanho do iPad mini. Anunciado ontem, o Samsung Galaxy Note 8.0 atraiu a atenção de todos no evento. Hoje tive a oportunidade de colocar as mãos em um para compará-lo com o queridinho da Apple. E então, quem será que ganha a batalha?

MacMagazine no Mobile World Congress 2013 - Samsung Galaxy Note 8.0

A primeira impressão ao segurar o Galaxy Note 8.0 (a linha Galaxy já tem tantos dispositivos que me deixa confuso) é a qualidade da tela. Isso me faz realmente pensar se a Apple não vai “responder” rapidamente com um iPad mini Retina. Com uma resolução de 1280×800 pixels, o tablet traz ótima nitidez e uma boa definição de cores. Posso afirmar que a tela me parece bem melhor do que a do iPad mini. Aliás, telas de alta definição (HD) são padrão em todos os dispositivos que vi por aqui.

MacMagazine no Mobile World Congress 2013 - Samsung Galaxy Note 8.0MacMagazine no Mobile World Congress 2013 - Samsung Galaxy Note 8.0

O tablet da Samsung traz uma configuração robusta de hardware, CPU quad-core e 2GB de RAM, o que agora permite rodar uma interface mais fluida.

Publicidade

A construção do tablet não surpreende: todo feito em plástico, é bem acabado e tem uma boa pegada, porém com aquele jeitão… Outra coisa que me chamou a atenção foi que a borda lateral é um pouco maior que a do iPad mini (sim, o Android não tem o reconhecimento de toque involuntário como no iOS), porém isso o deixou mais confortável para segurar.

MacMagazine no Mobile World Congress 2013 - Samsung Galaxy Note 8.0MacMagazine no Mobile World Congress 2013 - Samsung Galaxy Note 8.0

Comparando os dois tablets na mão, o iPad mini é bem mais fino e leve, e isso deve fazer uma diferença no uso contínuo com apenas uma mão. Com certeza o tablet da Apple leva a melhor.

Publicidade

O que fica evidente aqui no MWC é que os tablets para uso com apenas uma mão vieram para ficar, e os tablets maiores (aqueles de 9-10 polegadas para cima) estão sendo ocupados com os híbridos de Windows 8.

De forma geral, o Galaxy Note 8.0 traz um bom hardware, mas o software e todo o ecossistema de aplicativos deixam muito a desejar. A Apple definitivamente tem o melhor conjunto e acho que a acirrada na concorrência vai fazer a Maçã trazer novas colheitas mais cedo. Bom para nós, consumidores!

MacMagazine no Mobile World Congress 2013 - Samsung Galaxy Note 8.0

E que fique bem claro: não troco o meu iPad mini por nada! 😛

·   ·   ·

Leonardo Copello é cofundador do uTouchLabs e correspondente oficial do MacMagazine no Mobile World Congress 2013.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mais uma forma de burlar a senha do iPhone para ter acesso a informações e arquivos é descoberta

Próx. Post

Single da semana: “Velocidade do Eletro”, da Gang Do Eletro

Posts Relacionados