Instagram mudou um pouquinho o seu comportamento de corte de imagens: agora, ele força que a foto ocupe todo o quadrado, o que significa que, a menos que a imagem seja mesmo um quadrado perfeito, sempre haverá algum corte sendo feito.
De algumas versões pra cá, oVisualmente acaba ficando mais bacana, mas não dar essa flexibilidade para usuários é um pouco chato — não é à toa que já surgiram por aí apps que prometem ajudar nisso. Hoje o meu colega e leitor do MacMagazine Reinaldo Versuri me enviou a dica de um desses, e ficou muito surpreso quando lhe mostrei que não é preciso app nenhum para tal. Por isso, achei pertinente compartilhar a dica com todos vocês.
O segredo está em tirar uma screenshot da tela antes de inserir a foto no Instagram, visto que as partes pretas que ficam nos lados também passam a ser pixels preenchidos pela imagem e não são então cortados pelo aplicativo.
Vamos a dois exemplos simples e comuns.
1) Publicando uma foto horizontal, com muitas pessoas nela
Veja esta imagem:
Trata-se de uma fotografia tirada com o iPhone posicionado em modo paisagem, e o detalhe é que há pessoas até os dois cantos laterais dela.
Na hora de levarmos-na ao Instagram, vejam o que acontece:
Para resolver isso é bem simples. Vá até a foto no Rolo de Câmera (Camera Roll), toque uma vez na tela para esconder os controles do iOS e tire uma screenshot segurando os botões Sleep/Wake e Home, simultaneamente.
Agora veja como fica essa nova imagem gerada, no Instagram:
Legal, né? 😉
2) Publicando uma screenshot da tela do iPhone/iPod touch
O princípio aqui é exatamente o mesmo, com uma pequena mudança.
Se você quer compartilhar uma screenshot da tela do seu iGadget, como esta aí em cima, se for colocá-la no Instagram logo depois de tirá-la ela ficará assim:
De novo vá ao Rolo de Câmera, mas antes de seguir em frente vire o seu iPhone/iPod touch na horizontal e aí sim tire a nova screenshot (“we have to go deeper!”), assim:
Prontinho:
· · ·
Espero que isso seja útil para alguns de vocês.
![]() |
Instagram
Grátis | 15,1 MB | requer o iOS 4.3 ou superior. |
![]() |