O melhor pedaço da Maçã.

Apple colocou um microcomputador dentro do adaptador Lightning para AV Digital [atualizado]

Novos cabos Lightning para vídeo

A troca do conector de 30 pinos pelo Lightning, promovida pela Apple recentemente, é mais do que justificável. Sim, muitos usuários “perderam” diversos acessórios ou tiveram que comprar um adaptador Lightning para 30 pinos para poder utilizar parte deles em seus novos gadgets (iPad de quarta geração, iPad mini, iPhone 5, iPod touch e iPod nano).

Publicidade

Mas a verdade é que, se a Apple permanecesse utilizando o conector de 30 pinos, seria impossível termos um iPhone 5 com apenas 7,6mm de espessura, um iPad mini com 7,2mm e um iPod touch com 6,1mm! Além disso, uma ele trouxe um fator muito positivo: não importa a orientação do cabo, plugou, funcionou!

A novidade, porém, não trouxe apenas coisas boas. Logo na chegada do iPhone 5 (primeiro gadget equipado com o conector Lightning), só era possível espelhar um vídeo para a televisão pelo AirPlay Mirroring, pois os adaptadores lançados pela Apple até aquele momento não suportavam saída de vídeo.

Novos cabos Lightning para vídeo

Depois, felizmente, a Maçã lançou novos adaptadores (Lightning para VGA e para AV Digital) e com isso deu, novamente, a possibilidade de usuários jogarem o vídeo de seus aparelhos em televisões.

Trabalhando em um novo projeto de vídeo, a desenvolvedora Panic está realizando diversos testes com esses adaptadores e descobriu algo muito curioso. A primeira coisa é que o Lightning para AV Digital [o da direita, na imagem acima] não suporta resolução Full HD (1080p) — a resolução máxima é a de 1600×900 pixels; o que é bem estranho, já que o antigo adaptador consegue transmitir os vídeos em 1920×1080 pixels.

Qualidade do vídeo utilizando o adaptador Lightning

E isso, é claro, influencia na qualidade do que é transmitido, coisa que a Panic também comprovou ao dizer que os textos mostrados na televisão provenientes de uma imagem de um iGadget ficam melhores usando o antigo adaptador.

Afinal, qual é o problema desse adaptador, então? Com essa pergunta em mente, eles resolveram dar uma de iFixit e desmontaram o pequeno adaptador.

Interior do adaptador Lightning

Para a surpresa de todos, eles encontraram um chip ARM com direito a 2Gb (isto é, 256MB) de RAM. A explicação mais lógica — até o momento — para tudo isso é que, como o Lightning não suporta saída de vídeo, a Apple resolveu colocar um microcomputador dentro desse adaptador capaz de enviar todas as informações para a televisão via “AirPlay” (ou algum tipo de streaming em MPEG), o que é uma espécie de jeitinho para fazer tudo funcionar como antes.

Publicidade

O problema, como vimos, é que não funciona, pelo menos não com a mesma qualidade.

[via iDownloadBlog]

Atualização

Mais sobre o assunto — e uma possível explicação sobre o porque de a Apple ter colocado esse microcomputador dentro do adaptador — neste post.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Juíza corta quase pela metade multa de US$1,05 bilhão que Samsung terá que pagar à Apple; Greenlight desiste de processo

Próx. Post

Tópicos do Fórum: PS4, botão compartilhar do Facebook, legalidade do jailbreak, Boot Camp vs. Parallels e Adobe CS5

Posts Relacionados