por Rodrigo da Costa Takehara
Baseado no clássico Defenders of the Ancients, mapa modificado de Warcraft III, League of Legends é atualmente o game mais jogado no mundo. Com 12 milhões de players por dia, trata-se de um mapa visto por cima, onde você controla seu herói junto a quatro amigos (ou jogadores aleatóreos) para derrotar outros cinco jogadores inimigos em partidas que duram de 20 a 50 minutos.
Até então, usuários de Macs tinham que recorrer ao Boot Camp ou a maquinas virtuais (o jogo é bem leve) como VMware Fusion e Parallels Desktop. Outras tentativas de trazer o jogo para o sistema operacional da Maçã foram feitas, com ferramentas como Cyder e Wine, mas estes sempre tinham seu desempenho terrivelmente reduzidos.
Imagem do leitor Gabriel Valente.
Finalmente a Riot Games, desenvolvedora de LoL, disponibilizou para download seu cliente beta de Mac, e junto dele um vídeo promocional (como a Valve fez quando trouxe Team Fortress 2 para Mac) bem bacana:
Boas notícias para os gamers de Mac, mas além do cliente nativo foi feita também uma skin para um dos personagens em homenagem ao evento, disponível para todos os jogadores dispostos a comprá-la.
À esquerda: o personagem Blitzcrank. À direita: a skin “iBlitzcrank”, rodando nativamente no OS X.
O jogo é gratuito, e o gamer iniciante recebe toda semana 10 dos mais de 100 personagens gratuitamente, podendo comprar seus campeões favoritos usando pontos adquiridos durante as partidas ou desembolsar alguns reais e comprar com dinheiro real. Já as skins (como a mostra acima) só podem ser adquiridas com dinheiro de verdade. Mas o jogador pagante e o gratuito têm chances iguais de vitória, pois as skins são apenas diferenças cosméticas.
League of Legends requer o Mac OS X 10.5.8 (Leopard) ou superior, processador Intel Core Duo, 1GB de RAM e gráficos integrados Intel, ocupa 3GB em disco e pode ser baixado aqui.
[dica do Marcelo Augusto]