O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Suposto engenheiro da Apple explica os benefícios por trás do novo adaptador Lightning para AV Digital

Interior do adaptador Lightning

No sábado passado falamos sobre o microcomputador que a Apple colocou dentro do adaptador Lightning para AV Digital e os possíveis motivos para que ela fizesse isso. A teoria mais adequada, na ocasião, era de que o novo conector Lightning não suporta saída de vídeo (o que de fato é verdade) e que o processador ARM com 256MB dentro do adaptador serviria para enviar o sinal de vídeo do iGadget para a TV via AirPlay ou algo parecido.

Publicidade

Interior do adaptador Lightning

Hoje, contudo, um post bastante técnico, explicativo e supostamente escrito por um engenheiro da Apple apareceu no Slashdot, afirmando que *não* existe AirPlay ou qualquer outro streaming na jogada. Em vez disso, o SoC (system-on-a-chip ou, em português, sistema-em-um-chip) do adaptador decodifica o vídeo em H.264 recebido do iGadget e o envia para a televisão via HDMI.

Sobre a questão da resolução Full HD (1080p) não ser suportada pelo adaptador, o anônimo que postou sobre o assunto disse que, como o firmware do adaptador está armazenado na RAM (random access memory, ou memória de acesso aleatório), a Apple pode atualizá-lo a qualquer momento — muito provavelmente ainda não fez isso pois não encontrou uma forma segura de garantir a qualidade de transmissão em 1080p.

Publicidade

Ele também explica que o sistema da Apple (microcomputador dentro do adaptador) permite a entrega do vídeo independentemente do conector de saída (HDMI, DisplayPort, Thunderbolt ou algum outro que aparecer no futuro), bastando fazer um adaptador com o conector em questão. Ou seja, o “coração” do adaptador poderá ser sempre o mesmo, basta “trocar” a ponta do conector (HDMI, DisplayPort, Thunderbolt, etc.). Fazendo isso, não precisaremos de um novo iPad, iPhone ou iPod touch para que ele seja compatível com um futuro adaptador.

Se a Apple conseguir mesmo implementar Full HD nesse adaptador, sem dúvida foi uma boa jogada dela — e não “um jeitinho”, como cogitamos.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Artigo Anterior
Conceito de "iWatch"

Bloomberg afirma que Apple lançará "iWatch" ainda em 2013 [atualizado 2x]

Próximo Artigo
Mockup de iPhone com tela de 4,8 polegadas

Conceito vislumbra um iPhone de 4,8" com as mesmas dimensões físicas do atual

Posts Relacionados