O melhor pedaço da Maçã.

Suposto engenheiro da Apple explica os benefícios por trás do novo adaptador Lightning para AV Digital

Interior do adaptador Lightning

No sábado passado falamos sobre o microcomputador que a Apple colocou dentro do adaptador Lightning para AV Digital e os possíveis motivos para que ela fizesse isso. A teoria mais adequada, na ocasião, era de que o novo conector Lightning não suporta saída de vídeo (o que de fato é verdade) e que o processador ARM com 256MB dentro do adaptador serviria para enviar o sinal de vídeo do iGadget para a TV via AirPlay ou algo parecido.

Publicidade

Interior do adaptador Lightning

Hoje, contudo, um post bastante técnico, explicativo e supostamente escrito por um engenheiro da Apple apareceu no Slashdot, afirmando que *não* existe AirPlay ou qualquer outro streaming na jogada. Em vez disso, o SoC (system-on-a-chip ou, em português, sistema-em-um-chip) do adaptador decodifica o vídeo em H.264 recebido do iGadget e o envia para a televisão via HDMI.

Sobre a questão da resolução Full HD (1080p) não ser suportada pelo adaptador, o anônimo que postou sobre o assunto disse que, como o firmware do adaptador está armazenado na RAM (random access memory, ou memória de acesso aleatório), a Apple pode atualizá-lo a qualquer momento — muito provavelmente ainda não fez isso pois não encontrou uma forma segura de garantir a qualidade de transmissão em 1080p.

Publicidade

Ele também explica que o sistema da Apple (microcomputador dentro do adaptador) permite a entrega do vídeo independentemente do conector de saída (HDMI, DisplayPort, Thunderbolt ou algum outro que aparecer no futuro), bastando fazer um adaptador com o conector em questão. Ou seja, o “coração” do adaptador poderá ser sempre o mesmo, basta “trocar” a ponta do conector (HDMI, DisplayPort, Thunderbolt, etc.). Fazendo isso, não precisaremos de um novo iPad, iPhone ou iPod touch para que ele seja compatível com um futuro adaptador.

Se a Apple conseguir mesmo implementar Full HD nesse adaptador, sem dúvida foi uma boa jogada dela — e não “um jeitinho”, como cogitamos.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bloomberg afirma que Apple lançará “iWatch” ainda em 2013 [atualizado 2x]

Próx. Post

Conceito vislumbra um iPhone de 4,8″ com as mesmas dimensões físicas do atual

Posts Relacionados