O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple informa que 99% dos trabalhadores monitorados estão em conformidade com seu código de conduta

Trabalhador verificando o vidro que será usado em iGadgets

Desde 2012 que a Apple vem monitorando empresas parceiras na fabricação de seus produtos e, através de seu site, libera algumas dessas informações para quem quiser ver — confira o relatório de alguns meses, apenas para exemplificar: 1, 2, 3.

Publicidade

Trabalhador verificando o vidro que será usado em iGadgets

A transparência, muito pregada pelo CEO Tim Cook, envolve desde cortar relações com fornecedores que não se adequam ao código de conduta da empresa até o monitoramento das horas trabalhadas por empregados dessas fábricas. Em julho e agosto de 2012, por exemplo, pouco antes do lançamento do iPhone 5 e de alguns outros produtos, a Maçã disse que 97% das semanas de trabalhos desses empregados foram notificadas como compatíveis com a carga horária de 60 horas máximas especificada no código. Depois, por causa da chegada de novos iProducts, essa porcentagem teve uma boa queda — ficando até mesmo abaixo dos 90%.

Mas agora, em novo relatório, a Apple informou que conseguiu um novo recorde:

Gráfico - Conformidade de fornecedores da Apple com as horas de trabalho

O número de trabalhadores que acompanhamos aumentou de mais de 500 mil em janeiro de 2012 para mais de 1 milhão em janeiro de 2013. Em janeiro de 2013, conseguimos o cumprimento de 99% da semana de trabalho de 60 horas de todos os empregados que acompanhamos.

A procura por iPhones e iPads continua maior do que a capacidade de produção da Apple, mas, mesmo assim, a média de 2012 de conformidade das horas trabalhadas ficou em 92%, mostrando que a empresa não está de brincadeira.

Publicidade

Para os interessados, vale a pena dar uma lida na página “Direitos humanos e trabalhistas”, no site da Apple. Apesar de a versão em português ainda estar um pouco desatualizada em relação à americana, tudo sobre o código de conduta e o que a companhia está fazendo para tentar cobrar/adequar suas parceiras a ele está lá.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Artigo Anterior
Reforma da a2YOU

↪ a2YOU do Shopping Pátio Paulista será reinaugurada amanhã com novo layout

Próximo Artigo
Sala de aula - Apple, Samsung e Nokia

Nokia passa a apoiar Apple em sua luta a favor do banimento de produtos da Samsung nos EUA

Posts Relacionados