por Leonardo Copello [@LeoCopello]
Toda vez que se aproxima a chegada de um novo iPhone, os sites são bombardeados de rumores e um dos que sempre atrai muita a atenção é a possibilidade de impermeabilizá-lo, deixando-o, então, à prova d’água.
Em minha jornada durante o Mobile World Congress em Barcelona, na semana passada, tive a oportunidade de testar o produto da empresa americana Liquipel — que recentemente chegou à sua versão 2.0.
Baseado em nano tecnologia, o Liquipel permite que dispositivos eletrônicos (incluindo aí o seu iPad ou iPhone) possuam características hidrofóbicas (que repele líquidos) — simples, assim! Pode jogar água, leite, refrigerante ou cerveja no aparelho, que nada, mais nada mesmo adere. A tecnologia utilizada no processo de aplicação do Liquipel 2.0 garante fazer uma nano-cobertura nos componentes externos e internos do dispositivo, oferecendo resistência à exposição de líquidos.
De forma bem resumida, o processo — que leva cerca de 30-40 minutos para ser concluído, em média — acontece da seguinte forma:
- Coloca-se o dispositivo em um ambiente a vácuo (ausente de qualquer matéria);
- Aplica-se uma nano-cobertura em forma de gás e líquido com propriedades hidrofóbicas;
- Retorna o dispositivo à pressão atmosférica (1atm).
Nas palavras do fundador da Liquipel, Kevin Bacon: “Duas grandes revoluções no mercado de proteção de eletrônicos é o shock resistant e o water resistant, e este o Liquipel 2.0 cumpre o que promete.”
Para testar o prometido, resolvi gravar este vídeo e durante a gravação jogar o iPhone dentro de uma vasilha com água. Como vocês podem ver, ele continuou funcionando intacto. Ao retirá-lo da água, o líquido é repelido e escorre facilmente. Aprovado!
Atenção: não tentem fazer isso em casa. 😛 A menos que já tenham o Liquipel, é claro.
Agora imagine as possibilidades se o novo iPhone e até mesmo os EarPods já vierem prontos para se molhar!
Enquanto a Apple não oferece isso de fábrica em seus produtos, aplicar o Liquipel 2.0 no iPhone 5 custa a partir de US$60, mais taxas de envio.
· · ·
Leonardo Copello é cofundador do uTouchLabs e foi correspondente oficial do MacMagazine no Mobile World Congress 2013.