O melhor pedaço da Maçã.

Minha experiência com o sistema de alertas meteorológicos do iOS

Alerta meteorológico do iOS

Nas últimas semanas, algumas regiões do Brasil foram afetadas por diversas enchentes e muitas vidas poderiam ter sido salvas com um sistema de alerta mais eficiente. Eis que tive uma experiência que gostaria de compartilhar com vocês.

Publicidade

No ultimo final de semana fui visitar a terra do Mickey — Orlando, na Flórida (Estados Unidos). Cheguei lá no sábado e estava um sol superlegal; já no dia seguinte, o clima não estava dos melhores mas mesmo assim continuava agradável. Entre um shopping e outro, as distâncias são algumas vezes grandes, pegando auto-estradas para tais deslocamentos. Em um desses trajetos notei um barulho estranho vindo do meu bolso, um tipo de sirene. Achei estranho pois meu telefone estava configurado para vibrar, não para tocar, e sabia também que não tinha definido nenhum alarme para aquele horário.

Ao pegar o telefone tive uma surpresa, boa por um lado e ruim pelo outro:

Alerta meteorológico do iOS

Alerta de Emergência – Aviso de Tornado nesta região até 15h. Procure um abrigo agora. Verifique a mídia local.

Publicidade

Ao entender que se tratava de um tornado, tive tempo de procurar algum lugar seguro para proteger a mim e minha namorada. Paramos em um supermercado conhecido da região; ainda no estacionamento os ventos já estavam fortes, a ponto de abrir a porta com muita força ao tentarmos sair. Após alguns minutos, já dentro do supermercado, ventos mais fortes e chuvas tomaram conta da região. Depois fiquei sabendo que eles atingiram 140km/h.

Mais tarde, com mais calma, descobri que o alerta veio da NWS (National Weather Service, ou Serviço National do Tempo) e não de algum aplicativo especifico — algo nativo do iOS (introduzido em sua versão 6) em parceria com esse órgão do governo dos EUA, o que existe também para outras plataformas. Ao analisar a região que eu estava passando, ele pôde me enviar o alerta.

Publicidade

Será que um dia teremos algo parecido aqui no Brasil? Eu, que moro em São Paulo, gostaria muito de receber avisos de regiões alagadas, interditadas ou algo do gênero — imaginem, então, as pessoas em Teresópolis. Hoje em dia muitos têm um telefone nas mãos, então seria uma forma muito eficiente de salvar diversas vidas.

Seria essa uma iniciativa da prefeitura, do governo ou mesmo federal? Espero que algum politico leia o MacMagazine e lance a ideia dessas parcerias que entendo serem de grande interesse público!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Famoso designer cria mais um conceito para troca de apps no iOS

Próx. Post

Novo app brasileiro para iPhones/iPods touch monitora uptime de sites com alertas via push

Posts Relacionados