O melhor pedaço da Maçã.

A partir de agora, declarações do Imposto de Renda 2013 poderão ser enviadas através de iGadgets

m-IRPF

Há um mês, a Receita Federal liberou programas para que cidadãos brasileiros façam a declaração do Imposto de Renda 2013. Hoje, ela trouxe mais uma novidade!

Publicidade

Os contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) vão contar com mais uma alternativa para ficar em dia com o Fisco. A partir de hoje (1º), a Receita Federal aprovou o aplicativo que permite o envio do documento por meio de dispositivos móveis conectados à internet, para o exercício de 2013, ano-base 2012.

m-IRPFÉ isso, mesmo. De acordo com a Agência Brasil, se você ainda não fez sua declaração poderá fazê-la através de iPhone/iPod touch — ou iPad, em modo de compatibilidade, já que o app não está otimizado para o tablet da Apple. O m-IRPF, que fica dentro do app Pessoa Física, não pode ser usado por contribuintes que tenham obtido rendimentos tributáveis de pessoa física do país ou do exterior, com exigibilidade suspensa, que tiveram ganho de capital com ações, que estão sujeitos a tributação exclusiva, além de pessoas físicas com rendimentos isentos e não-tributáveis, entre outras coisas.

Segundo Carlos Alberto Barreto, secretário da Receita Federal, as limitações no envio por dispositivos móveis deverão diminuir nos próximos anos. O objetivo, de acordo com ele, é alcançar contribuintes com declarações mais simples, mas a coisa evoluirá ao longo dos próximos anos, ampliando as possibilidades. José Carlos Fonseca (gerente do projeto mobilidade, da Receita Federal) destacou ainda que, por se tratar de “um caminho novo, não seria prudente começar com algo tão complexo”. Mas a expectativa é que, mesmo com as restrições, 5 milhões de usuários estejam aptos a utilizar o novo método ainda em 2013 — que não envolve apenas iGadgets, visto que também existe um aplicativo similar para aparelhos com Android.

Ainda que tenhamos vários limites, é bem legal ver o que o governo está mais ligado em tecnologia e nos oferecendo opções extras, como essa. Lembrando que todos os contribuintes que tiveram renda anual igual ou superior a R$24.500 em 2012 são obrigados a apresentar declaração à Receita — detalhes gerais incluindo desconto simplificado, abatimento por dependente e doações para fundos que beneficiam crianças e adolescentes podem ser encontrados aqui. A Receita espera receber um total de 26 milhões declarações neste ano, o que seria um recorde.


Ícone - Pessoa FísicaPessoa Física

Grátis | 4 MB | requer o iOS 5.1 ou superior.
Compatível com iPhones/iPods touch.
Desenvolvedor(a): Serpro.

Badge / botão grande - Disponível na App Store

[via Tecnoblog]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Cloud Drive, da Amazon, incorpora sincronização de arquivos para brigar de frente com o Dropbox

Próx. Post

↪ Apple divulgará seus resultados financeiros do segundo trimestre fiscal de 2013 em 23 de abril

Posts Relacionados