O melhor pedaço da Maçã.

Apple TV+: número de estreias em 2023 recuou 10% em relação a 2022

Diego Thomazini / Shutterstock.com
Apple TV+

Réveillon chegando e é hora de fazer as tradicionais reflexões e balanços sobre o ano que passou. No caso do Apple TV+, 2023 foi um ano até que produtivo: foram 50 novas estreias, sendo 12 filmes ou especiais e 38 séries — sem contar novas temporadas de produções existentes. O número corresponde a aproximadamente uma estreia por semana.

Publicidade

A primeira produção a estrear no serviço de streaming da Maçã no ano foi “Superliga: A Guerra pelo Futebol”, no dia 13 de janeiro, enquanto a última estreia de 2023 foi “Plano em Família” (“The Family Plan”), lançada na última sexta-feira (15/12).

De acordo com um levantamento feito pelo 9to5Mac, em comparação ao ano passado, quando estrearam 56 novas produções, houve uma diminuição de 10% no número de estreias. Os motivos para essa diferença são principalmente as greves de roteiristas e atores nos Estados Unidos — que se encerraram totalmente no mês passado —, e uma mudança na estratégia do Apple TV+ e do mercado de streamings.

Apesar de a Apple não divulgar números em relação à visualização das suas produções, com base em outras pesquisas e em sites dedicados ao tema, pode-se destacar “Sequestro no Ar” (“Hijack”), “Silo” e “Falando a Real” (“Shrinking”) como alguns dos maiores sucessos lançados no ano. Não se sabe com precisão, porém, como anda a evolução do número de assinantes do Apple TV+.

Publicidade

Ao contar com as temporadas de séries mais antigas que estrearam neste ano, houve, ao total, 72 estreias no serviço, contra 84 do ano passado — ainda dentro da margem de 10%. As produções originais que foram lançadas em 2023 cobrem diversos gêneros, como drama, comédia, documentários e programação infantil.

Desafios

Com as greves de atores e roteiristas, a produção de vários títulos passou por atrasos e interrupções, o que também ocasionou o adiamento de estreias que poderiam ter ocorrido neste ano. É o caso de “Palm Royale” e “Manhunt”, cujos lançamentos já foram anunciados [1, 2] pelo serviço de streaming para o início de 2024.

Além das dificuldades na produção, havia obstáculos para a divulgação dos filmes e séries, já que os atores não estavam comparecendo a eventos de lançamento em meio à paralisação. Preferiu-se, então, aguardar o fim dessas greves para que estreias pudessem ocorrer com uma divulgação a contento.

Tudo isso é somado, ainda, ao fato de que o próprio mercado de streamings de filmes e séries passou a investir menos, procurando retornos mais substanciais. Apesar de o Apple TV+ ainda estar construindo o seu catálogo, bem como recebendo um bom investimento da Maçã — que não é tão alto quanto o de outros concorrentes —, houve uma mudança de estratégia quanto às estreias de filmes.

Publicidade

Alguns, notadamente os de maior destaque, estrearam inicialmente em salas de cinema, e não no próprio Apple TV+. Neste ano, esse foi o caso de “Napoleão” (“Napoleon”) e do aclamado “Assassinos da Lua das Flores” (“Killers of the Flower Moon”). Eles, vale notar, ainda não chegaram ao serviço de streaming e não foram incluídos na conta das 50 estreias do ano.

Essa estratégia deverá continuar a ser seguida no ano que vem com algumas estreias de filmes de maior porte, na medida em que isso vem agradando a Apple. Além de permitir que haja uma maior divulgação das produções, com uma disseminação da imagem do Apple TV+, também é possível recuperar ao menos parte dos custos de produção.

Premiações

Vale notar que, para a temporada de premiações que se inicia, o serviço de streaming também já garantiu algumas indicações, em especial com “Assassinos da Lua das Flores”, que poderá até mesmo receber indicações ao Oscar do ano que vem.

Publicidade

Com isso, o serviço poderá consolidar ainda mais a sua posição no mercado, com vistas a uma maior lucratividade, vislumbrando depender menos do vultuoso caixa da Apple.

O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$21,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV, Mac ou iPod touch ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.


Ícone do app Apple TV
Apple TV de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro
Versão 1.8 (790.5 KB)
Requer o iOS 10.2 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Criminoso explica como usava código de acesso do iPhone para roubar vítimas

Próx. Post

Oferta: MacBook Pro de 14″ (M3) com desconto de 26%

Posts Relacionados