E a novela para a chegada do iPad mini ao Brasil continua. É tanta demora que já tem gente decidida a esperar a próxima geração, mesmo com a possibilidade de o produto começar a ser vendido no mês que vem a preços até bem convidativos.
Os iPads mini foram originalmente homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações no finalzinho de novembro do ano passado. Em janeiro, acreditava-se que a demora no lançamento teria a ver com estoques baixos no mundo todo — o que hoje já não faz mais sentido nenhum.
Há uma semana exata, pintou no sistema da ANATEL um novo certificado do modelo A1454
(Wi-Fi + Cellular) dos iPads mini indicando que o aparelho poderá ser montado no Brasil, na Foxconn de Jundiaí (SP). Hoje, recebemos mais uma informação um tanto curiosa.
O leitor Erick Muniz adquiriu um iPad mini no México e, ao abrir a caixa, se deparou com isto aqui:
Trata-se do documento de conformidade do modelo A1432
(Wi-Fi) do iPad mini, cujos arquivos estão inclusive inacessíveis, neste momento, pelo sistema da ANATEL. E vejam só: ele inclui o certificado de homologação emitido pela nossa Agência.
Observem que a Apple usa o mesmo documento nos iPads mini comercializados na Argentina, no Brasil (?), na Costa Rica e no México. O motivo de a parte sobre o Brasil ser tão extensa tem a ver com a nossa tradicional burocracia, a qual exige todas essas informações no documento e não apenas o código que consta na primeira linha. Na traseira em si do iPad do Erick, não aparece o logo da ANATEL.
No finalzinho da página dá até para ver um “© 2012 Apple Inc.”, mais um indicativo de que, ao menos tecnicamente, o iPad mini já poderia estar sendo vendido por aqui há muito tempo. O mistério continua…