O melhor pedaço da Maçã.

iOS 16 estaria fazendo a tela de alguns iPhones 13 “piscarem”

Poring Studio / Shutterstock.com
iPhone atualizando

Alguns donos de iPhones estão enfrentando problemas com flickering após atualizarem para o iOS 16, a última versão majoritária lançada pela Apple para o sistema operacional dos seus smartphones.

Publicidade

Flickering, para quem não sabe, é o termo em inglês utilizado para designar a cintilação/oscilação da imagem apresentada em telas — como se elas ficassem “piscando” constantemente.

Relatos envolvendo o problema são facilmente encontrados tanto nas redes sociais quanto em fóruns como Reddit e nas comunidades da Apple.

Um dos usuários que vêm enfrentando o problema é o nosso leitor Ednaldo Ferraz, que observa algo semelhante a uma “oscilação no brilho” do aparelho — como se a tela estivesse “falhando”. Segundo ele, o problema é mais visível quando são exibidas tonalidades próximas ao cinza (como o teclado do iOS no modo escuro).

Ednaldo é dono de um iPhone 13, assim como a maior parte dos usuários que estão relatando problemas envolvendo flickering. Porém, alguns poucos relatos indicam aparelhos mais antigos sendo atingidos — ao que tudo indica, principalmente os que contam com telas OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico..

Alguns usuários, obviamente, entraram em contato com o suporte da Apple na tentativa de resolver o problema. As soluções tradicionais sugeridas pela empresa — como restaurar o iPhone pro padrão de fábrica ou desativar o brilho automático —, no entanto, não se mostram eficientes.

Publicidade

Um amigo de Ednaldo, Paulo, teve seu iPhone 13 trocado pela Apple VillageMall após funcionários da empresa detectarem o problema. Ao atualizar o novo aparelho para o iOS 16, no entanto, ele também passou a ser afetado pelo flickering.

Publicidade

Isso significa, obviamente, que se trata de um problema de software, o qual deverá ser corrigido pela Apple em futuras atualizações. Por isso, não é sensato falar em recall ou qualquer solução adotada quando há problemas envolvendo o hardware nos aparelhos.

Problemas envolvendo flickering, vale recordar, não são inéditos no mundo Apple. Eles já apareceram também nos iPhones 11 e 12 — ambos corrigidos por atualizações de software posteriormente.

Alguma solução?

Por enquanto, parece não ter muito o que fazer caso o seu aparelho tenha sido “sorteado”. Esperar por uma correção parece ser a não solução mais eficaz — o recém-liberado iOS 16.0.2, segundo relatos, infelizmente continua apresentando o problema.

Como a falha tende a ser mais visível quando o brilho da tela está em patamares inferiores a 40%, outra alternativa pode ser usar o iPhone com o brilho mais alto — o que pode ser bastante incômodo em certos ambientes/horários, obviamente.

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mail: como agendar o envio de um email [iPhone]

Próx. Post

App Store hospedou nove apps com anúncios fraudulentos

Posts Relacionados