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iPhones de gerações passadas representam quase 50% das vendas do smartphone da Apple

Tabela da CRIP comparando as vendas de iPhones

Uma recente pesquisa da Consumer Intelligence Research Partners divulgada pelo AllThingsD mostrou algo curioso, veja só:

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Tabela da CRIP comparando as vendas de iPhones

O smartphone da Apple continua vendendo muito bem no mercado americano mas, como podemos ver na tabela acima, o iPhone 5 representa, hoje, 53%. Comparativamente, no mesmo período do ano passado o iPhone 4S representou 73% das vendas. Levando em conta que o iPhone 5 foi o primeiro aparelho da Apple a suportar redes 4G (LTE) e que nos Estados Unidos — e em outros países — essas redes já estão bem espalhadas, o número pode soar como algo preocupante para a empresa. Contudo, a explicação está no bolso.

Basta comparar as vendas do iPhone 3GS (entre outubro de 2011 e agosto de 2012) com as do iPhone 4 (outubro de 2012 a março de 2013) para ver que o aparelho de quarta geração representou bem mais que o de terceira — muito provavelmente por ser oferecido de graça em muitas operadoras quando atrelado a um contrato de dois anos.

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Essa diferença, em menor escala, também pode ser notada ao comparar o iPhone 4 (entre outubro de 2011 e agosto de 2012) com o iPhone 4S (outubro de 2012 a março de 2013). O iPhone continua vendendo muito, porém consumidores parecem estar mais preocupados com o preço, optando por aparelhos de gerações passadas, vendidos a um preço mais em conta.

Com essas informações em mente, a ideia de um novo iPhone de baixo custo faz cada vez mais sentido — a Apple mataria esses dispositivos antigos e venderia “apenas” dois modelos de iPhones, um mais parrudo e um outro simples — algo que já vemos na linha de iPads, por exemplo, com o modelo de quarta geração e o iPad mini. É verdade que o iPad 2 continua sendo comercializado pela empresa — sabe-se lá o motivo —, mas não acredito que isso continuará assim por muito tempo.

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