O melhor pedaço da Maçã.

Play, um tocador alternativo ao iTunes

Comentei em algum artigo passado que não gosto do iTunes, o tocador, organizador, ripador e comprador de áudio e vídeo de nossa querida Apple. Meu problema não é exatamente o iTunes, mas qualquer software tudo-em-um. Prefiro usar um programa para cada coisa. Além disso, o player oficial de Cupertino é limitadíssimo quanto aos formatos de áudio: MP3, AIFF, WAV, MPEG-4, AAC, e Apple Lossless. E é aí onde meus problemas ficam piores.

Publicidade

Play Eu uso muito o formato FLAC: é open-source e não produz perdas de qualidade no arquivo comprimido (é um formato de compressão lossless). Além disso, serve como cópia de segurança dos meus CDs, pois é possível converter arquivos .FLAC novamente para WAVE sem problema nenhum. O grande problema é tocar FLAC no Mac. E é aí que entra o Play.

O Play é um tocador de áudio (ele também gerencia listas de reprodução, mas isso é básico de qualquer tocador). Não é lá muito bonito, como você pode ver na imagem abaixo, mas faz bem o que se propõe a fazer e reproduz vários formatos de áudio que o iTunes insiste em não tocar.

Play - janela principal

Publicidade

Existe um plugin, o XiphQT, que tenta dar ao QuickTime — ou programas baseados nele — a capacidade de tocar Ogg Vorbis e FLAC ou produzir vídeos em Ogg Theora com o iMovie. Digo tenta porque pelo menos aqui não deu certo.

Algumas de suas características são:

  • Reproduz FLAC, Ogg Vorbis, Musepack, WavPack, Monkey’s Audio, AAC, Apple Lossless, MP3 e muitos outros formatos.
  • Altamente integrado ao Core Audio e supporta efeitos DSP usando Audio Units.
  • Pode usar o MusicBrainz para completar metadados.
  • Suporta replay again, permitindo um nível constante de volume.
  • Está integrado ao cliente oficial do Last.fm para você compartilhar seus hábitos musicais com todo mundo.

O Play também consome muito menos memória que o iTunes; é uma boa opção pra quem tem pouca memória ou um Mac mais antigo. Enquanto o Winamp para Mac não chega, vou usando o Play… 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Quadrinhos para nerd nenhum botar defeito

Próx. Post

Que navegador você é?

Posts Relacionados