O melhor pedaço da Maçã.

Sem provas, AMD diz que o novo chip Ryzen 7840U bate o M2 [atualizado]

AMD Ryzen

A AMD afirmou que o seu novo processador para notebooks (o Ryzen 7840U, da linha 7040U) é mais poderoso do que o chip M2, da Apple. A fabricante divulgou gráficos em que mostra a diferença entre os desempenhos do seu novo chip e dos concorrentes, embora os “dados” sejam bastante vagos e desconsiderem questões importantes.

Publicidade

Conforme divulgado pelo The Verge, a empresa comparou resultados do seu novo processador com os do M2 em matéria de “desempenho em aplicações”. Foram incluídas navegação online, edição de imagem, renderização 3D e o software de benchmark Passmark 10, além de outras categorias ainda menos tangíveis como “responsividade” e multiprocessamento.

Como podemos ver, os gráficos são baseados em dados não divulgados, apenas mostrando quão melhor o chip da AMD é em relação ao M2. O mesmo ocorre com o gráfico que compara o processador ao Intel Core i7 de 13ª geração — que é ainda pior por usar categorias diferentes das mostradas na comparação com o chip da Apple, prejudicando possíveis comparações entre os três.

A AMD também afirmou que, em relação ao chip 6850H da geração anterior, o novo processador oferece um ganho de 24%. Há, ainda, promessas quanto a uma liderança em matéria de eficiência energética — área em que o Apple Silicon tem notável destaque.

Publicidade

Apesar de o chip usar entre 15W e 30W de potência, não há, contudo, mais dados que comprovem o grau de eficiência energética. Segundo a fabricante, essas estatísticas serão divulgadas em breve com informações sobre as capacidades gráficas do chip.

Dessa forma, fica claro que a AMD divulgou comparações abstratas e pouco comprováveis. Teremos de aguardar o lançamento de notebooks que tragam o chip para conferir na prática se o desempenho do 7840U é de fato melhor que o do M2, bem como a questão da eficiência energética.

Também vale lembrar que a empresa comparou o seu chip mais avançado para notebooks ultrafinos com o chip de entrada da Apple. Portanto, é possível que, ao comparar o novo processador da AMD com o M2 Pro e/ou o M2 Max, os resultados sejam diferentes.

Atualização, POR Bruno Cardoso10/05/2023 às 11:50

Como notado pelo CPU Monkey, os primeiros dados acerca da performance do Ryzen 7840U já começaram a pintar no Cinebench R23, no Geekbench (5 e 6) e no iGPU.

De acordo com as informações, o chip da AMD conseguiu bater o M2 por uma pequena margem nos teste single-core do Cinebench R23, registrando 1.807 pontos contra os 1.695 do processador da Apple. A coisa mudou de figura, entretanto, no teste multi-core, no qual o Ryzen 7840U foi bem superior, marcando 14.798 pontos contra os 8.714 do M2.

No Geekbench 5 (64 bits), o Ryzen 7840U marcou 1.917 pontos no teste single-core e 9.977 no multi-core, enquanto o M2 registrou 1.874 pontos no primeiro e 8.853 no segundo. No Geekbench 6, o chip da AMD marcou 2.446 pontos no teste single-core e 10.726 no teste multi-core, enquanto o seu rival fez 2.536 e 9.691, respectivamente.

Por fim, temos a performance dos dois chips no iGPU, que testa o poder da placa de vídeo integrada dos chips. Nesse caso, o Ryzen 7840U registrou 4.860 pontos, enquanto o M2, 3.550.

Ainda não está claro, entretanto, quais foram as condições do testes, como se as máquinas estavam rodando apenas na bateria ou não, por exemplo, ou qual o consumo energético do chip da AMD.

Isso tudo, porém, será esclarecido assim que as primeiras máquinas com o Ryzen 7840U chegarem ao mercado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas: MacBooks Pro de 13″ com até 31% de desconto

Próx. Post

Polícia de San Antonio pede cautela no uso de AirTags

Posts Relacionados