O melhor pedaço da Maçã.

Apple já estaria testando chips “A19” e “M5” para iPhones e Macs

Apple Silicon

Como bem sabemos, é esperado que a Apple anuncie os “iPhones 15 Pro/15 Pro Max” com o chip “A17 Bionic” no próximo mês, bem como novos Macs equipados com o processador “M3” um pouco depois, em outubro. Não surpreendentemente, porém, a companhia já está trabalhando em chips que virão (bem) futuramente.

Publicidade

Nesse sentido, uma publicação no Twitter X parece mostrar dados de servidores que destacam quais chips estão em desenvolvimento. As referências, encontradas pelo usuário @_orangera1n, indicam a existência de um grande número de processadores inéditos.

Parece que a Apple começou a trabalhar nos SOCs “A19” e “M5 Pro/Max/Ultra”
Também me pergunto o que são 0x6033/0x6034

Até 12 identificadores diferentes e inéditos foram registrados, de modo que as versões 0x8x referem-se aos chips para iPhones/iPads, enquanto as 0x6x são as de Macs. Eles, portanto, podem indicar a existência dos chips “A17”, “A18” e “A19”, bem como variantes dos chips “M3” e “M4” e até mesmo versões mais avançadas como o “M5 Pro”, “M5 Max” e “M5 Ultra”. Notavelmente, as versões básicas dos chips “M4” e “M5” não estão listadas.

De acordo com informações compartilhadas em um fórum, a lista de chips acima vem de um processo complicado que essencialmente consulta um servidor da Apple para verificar quais chips são considerados legítimos.

Publicidade

O Tatsu Signing Server (TSS) da Apple verifica os arquivos de firmware emitindo certificados exclusivos chamados APTickets, que contêm detalhes específicos, sem registros de terceiros. Em um esforço para identificar IDs de chips não lançados, foram feitas solicitações ao TSS para todos os identificadores possíveis. Aqueles que não retornaram um identificador inválido aparentemente apontam para um chip não lançado.

O que pode ser mais interessante é o quão antecipadamente a Apple planeja seus produtos. De fato, como lembrado pelo desenvolvedor Benjamin Mayo, o vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple, Johny Srouji, revelou em uma entrevista antiga que a Maçã testa seus chips “com vários anos de antecedência”.

Os executivos da Apple são notoriamente silenciosos sobre o tempo de desenvolvimento de um produto. Mas uma entrevista com Srouji em 2017 deixou escapar um ciclo de mais de 3 anos para chips; eles estavam projetando o A11 (que chegaria dentro do iPhone X em 2017) quando a Apple estava lançando o iPhone 6, de 2014.

Vale notar que os identificadores não oferecem detalhes sobre as especificações ou os recursos desses supostos chips, de modo que apenas revelam a possibilidade de já estarem sendo trabalhados pela Apple.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Homem usa AirTag para contrariar companhias aéreas e recuperar mala

Próx. Post

Aplicativo da Tesla ganha suporte aos Atalhos da Siri

Posts Relacionados