A Mac App Store está no ar desde a manhã de hoje, mas tudo o que a Apple disse oficialmente em números foi que ela estreou com “mais de 1.000 apps” à disposição dos usuários. A Distimo traz, porém, um número mais exato: foram 1.604 títulos na abertura.
Mas não seja por isso: o TUAW fez um detalhamento completo da loja, começando pela quantidade de títulos por categoria.
Como dá pra ver, a categoria Games é a mais popular da loja — e isso explica o porquê de a MAS brasileira ser tão enxuta. Assim como ocorre com a App Store para gadgets com iOS, a nova não conta com jogos. Felizmente, apps utilitários e de produtividade também estão fortes por lá.
O outro gráfico refere-se ao preço médio dos apps encontrados na loja: não surpreendentemente, eles são bem superiores ao que estávamos acostumados na outra App Store, e a maioria dos títulos é paga.
A maior barra é a de US$20-50, mas logo depois vem a de US$10-20 — então dá pra concluir que a maior parte dos apps situa-se entre US$10 e US$50.
É interessante notar que muitos dos apps que custam US$5 ou menos são ports de títulos já existentes para iPads e/ou iPhones/iPods touch, como o próprio Angry Birds (que mais tarde passará a ser vendido por US$10). Isso porque esses desenvolvedores estão acostumados a lucrar mais em quantidade, que é provavelmente a chave do sucesso da App Store até hoje.
Para quem já estava acostumado a pagar dezenas ou centenas de dólares por softwares para Mac, os preços da MAS deverão ser bastante atraentes — até porque, salvo exceções como a Panic, todos estão com promoções ou reduzindo definitiva e drasticamente os preços de seus aplicativos. Quem esperava encontrar patamares semelhantes aos de apps para iPad, todavia, poderá se decepcionar.