O melhor pedaço da Maçã.

Biden revoga ordem de Trump para banir TikTok e WeChat

Ron Adar / Shutterstock.com
Joe Biden em frente a bandeiras dos Estados Unidos

Em agosto do ano passado, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu um nova saga contra a China ao tentar banir os apps TikTok e WeChat, ambos criados por grandes desenvolvedoras chineses, do território americano.

Publicidade

Como muitos devem ter acompanhado aqui no MacMagazine, o vai e vem do banimento desses apps se estendeu por meses. Apesar de todo o escarcéu, os apps nunca chegaram a ser banidos definitivamente dos EUA — e agora essa possibilidade foi por água abaixo de vez.

O presidente americano Joe Biden assinou, hoje, uma ordem executiva revogando as proibições de Trump contra o TikTok e o WeChat, como já era esperado.

No lugar da ordem de Trump, Biden instruirá o secretário de comércio a “investigar aplicativos ligados a adversários estrangeiros que possam representar um risco para a privacidade de dados americana ou para a segurança nacional”. A vigilância, portanto, continuará, como inferido por um oficial do alto escalão do governo americano:

Publicidade

O governo está empenhado em promover uma internet aberta, interoperável, confiável e segura, em proteger os direitos humanos online e offline e em apoiar uma economia digital global vibrante.

O desafio que estamos enfrentando é que certos países, incluindo a China, não compartilham esses compromissos ou valores e, em vez disso, estão trabalhando para alavancar tecnologias digitais e dados americanos de maneiras que apresentam riscos de segurança nacional inaceitáveis.

Vale notar que a revogação de Biden não cobre as ações ou investigações iniciadas pelo Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (Committee on Foreign Investment in the United States, ou CFIUS). Sob a administração de Trump, o CFIUS definiu vários prazos para aplicativos como o TikTok se desvencilharem de suas proprietárias chinesas.

Por vários meses, a Oracle foi citada como uma potencial compradora da operação americana do TikTok, a fim de evitar a proibição do antigo governo — embora o negócio nunca tenha se concretizado e, mais recentemente, foi suspenso pelo próprio Biden.

Questionados, tanto o Departamento de Comércio dos EUA, quanto a Tencent e a ByteDance, não comentaram por ora a decisão de Biden.


Ícone do app TikTok
TikTok de TikTok Ltd.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com o iMessage
Versão 33.9.0 (405.3 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app WeChat
WeChat de WeChat
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 8.0.48 (723.2 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 15 permitirá migrar ainda mais dados do Android pro iPhone

Próx. Post

Apple TV+: confira o trailer de “Invasion”, com Sam Neill e grande elenco

Posts Relacionados