O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Enquanto Bill Gates fala mal do iPad, Thorsten Heins (CEO da BlackBerry) desdenha o mercado de tablets

Bill Gates

Numa entrevista para a CNBC, Bill Gates falou um pouco do mercado de PCs e de tablets.

Publicidade

Bill Gates

Quando perguntado sobre o declínio nas vendas de PCs, Gates afirmou que os tablets estão crescendo em popularidade e que será cada vez mais difícil fazer a distinção entre esses dois produtos, complementando ainda que o Surface é o melhor dos dois mundos, já que tem a portabilidade de um tablet e o poder de um PC.

Publicidade

A parte sobre tablets começa em cerca de 7’10”.

Já sobre dispositivos parecidos com iPads, Gates disse que as pessoas estão cada vez mais *frustradas* em utilizá-los: “Eles não podem digitar, não podem criar, não têm o Office…”

O repórter da CNBC perguntou e Gates, é claro, responde o que quer. O problema é que o cofundador da Microsoft não está dando a sua opinião sobre o assunto ou algo parecido. Ele está afirmando que pessoas estão frustradas com o iPad e que o Surface é a resposta para todos esses problemas. Só que, além de apenas “jogar” no ar a ideia de que as pessoas estão insatisfeitas com o tablet da Apple — cadê a pesquisa ou o embasamento para uma afirmação dessas? —, ele simplesmente ignora alguns fatos.

Publicidade
  1. Existem dezenas, centenas de teclados, cases com teclados embutidos e muitas outras opções para pessoas que digitam muito em iPads se sentirem mais confortáveis — da mesmíssima forma que existem as Touch/Type Covers (cases com teclados para o Surface). A diferença, aqui, é apenas uma: a Touch Cover é fabricada pela própria Microsoft, enquanto que as opções para iPads são oferecidas por parceiras da Apple, como a Logitech.
  2. Esse papo de “iPads não servem para criar, apenas para consumir” não cola mais. Sério. Basta ver a infinidade de aplicativos para criação de conteúdo disponíveis para a tablet da Apple — o que nos leva para o terceiro ponto.
  3. É verdade: não existe Office para iPad. Ainda, já que não faltam rumores sobre a chegada dele ao iOS. Além disso, existem muitas outras alternativas ao Office na App Store, como a própria suíte da Apple (iWork, composta pelos apps Pages, Keynote e Numbers). E mais: para quem não abre mão do Office, é possível, sim, utilizá-lo em iPads através de aplicativos como o CloudOn.

Por não ser mais CEO da Microsoft, muitos podem escutar os comentários de Gates como algo “sincero”. Não, ele não é um Steve Wozniak (que simplesmente fala o que pensa). Ele é presidente (chairman) da empresa que cofundou e ainda tem muita ligação com ela, pensando bastante no que falar numa entrevista como essa.

Outro que andou comentando o mercado de tablets recentemente foi Thorsten Heins, CEO da BlackBerry.

Thorsten Heins

Numa entrevista para a Bloomberg, Heins disse: “Em cinco anos eu não acho que haverá uma razão para termos tablets. Talvez uma tela grande na sua área de trabalho, mas não um tablet como tal. Tablets por si só não são um bom modelo de negócios.”

Publicidade

Sério, alguém caiu nesse papo furado? Das duas, uma: ou Heins acredita mesmo nisso — o que explica muito a situação da BlackBerry hoje; ou ele apenas quer justificar o desempenho pífio de sua empresa no mercado de tablets negando a importância dele.

De fato, não sabemos se tablets serão o futuro. Mas, enquanto isso, a Apple vende iPads até não poder mais, aumenta sua base de usuários, a fidelidade ao seu ecossistema e engorda o seu caixa, se preparando para o futuro — de tablets ou não — de forma bem mais satisfatória que a BlackBerry.

Para terminar, a última pesquisa da IDC foi bastante esclarecedora. Enquanto a Apple ficou com a primeira posição no ranking, abocanhando 39,6% do mercado de tablets, a Microsoft ficou em quinto lugar, com 0,9% de market share. A BlackBerry nem figurou entre as cinco maiores.

Isso explica muita coisa…

[via Business Insider, Daring Fireball]

Ver comentários do post

Artigo Anterior
Logo (oficial?) de The Sims 4

↪ Maxis e Electronic Arts lançarão The Sims 4 para Mac e PC no ano que vem [atualizado]

Próximo Artigo
Ícone - Dash & Bash

Comande um pato numa aventura contra um castor no jogo Dash & Bash para iGadgets

Posts Relacionados