Cada vez mais se assemelhando ao TikTok, os Shorts do YouTube ganharão um recurso há muito presente na rede social chinesa: as narrações automáticas.
Na plataforma do Google, elas foram disponibilizadas (ironicamente) apenas para o iOS e chegam para atender um pedido antigo dos usuários, permitindo adicionar “outra camada de expressão criativa aos Shorts”.
Literalmente “narrando” o que é exibido no vídeo, o recurso destacará ações como instruções, explanações, reações, comentários engraçados ou até mesmo permitirá que você adicione seus próprios novos sons.
Ele pode ser acessado por um novo botão voiceover presente na tela da câmera após a gravação de um conteúdo, o qual conta com uma linha branca vertical para que o usuário selecione o ponto exato em que ele quer que comece a narração.
Segundo o Google, o recurso chegou ontem à plataforma. Em nossos testes, no entanto, ele ainda não deu as caras — o que significa que deve estar sendo distribuído em lotes para os usuários que estejam com o app atualizado.
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Destacando o modelo bem-sucedido de monetização dos seus criadores, o YouTube também anunciou que está expandindo para os Shorts a possibilidade de fazer dinheiro dentro da plataforma.
A rede social anunciou que, a partir do início de 2023, atuais e futuros criadores inscritos no YouTube Partner Program (YPP) estarão aptos a receber monetização via Shorts.
Nos vídeos curtos, os anúncios serão executados entre os vídeos no feed e a receita gerada por eles será somada mensalmente tanto visando ajudar criadores quanto para cobrir os custos de licenciamento musical.
O Google anunciou que os criadores ficarão com 45% da receita gerada — a qual será calculada com base na quantidade de visualizações dos vídeos. A quantidade será a mesma tanto para quem usa quanto para quem não usa músicas de fundo nos Shorts.