O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa de estudante comprova que, quando em contato com o peito, ímãs do iPad 2 podem desativar marca-passos

iPad com um coração dentro

iPad com um coração dentroGianna Chien, uma estudante de 14 anos, descobriu que os ímãs do iPad 2 podem desativar marca-passos, caso o tablet entre em contato com o tórax de uma pessoa com problemas cardíacos por um período médio/longo.

Publicidade

Quando utilizado normalmente, o dispositivo não oferece riscos, mesmo estando próximo ao coração. Contudo, se a pessoa por acaso dormir e repousar o iPad 2 no peito, aí o cenário pode mudar, já que o iGadget pode acidentalmente desligar o aparelho responsável pelo funcionamento do coração.

De acordo com o estudo de Chien — divulgado hoje pela Bloomberg —, 30% dos pacientes com marca-passos que colocaram o iPad 2 no peito foram afetados pelos ímãs do tablet. A grande maioria dos marca-passos liga novamente após o afastamento do ímã, contudo, alguns permanecem desligados até que algum ímã seja novamente aproximado — ou que o aparelho seja ligado manualmente. É importante, então, que pacientes com marca-passos saibam desses riscos e visitem seus médicos para ver se algo não foi alterado, afirmou Chien.

O estudo da adolescente fez parte de uma feira de ciências e, para alertar o máximo de pessoas sobre o risco, ela o apresentará para 8.000 médicos no encontro da Heart Rhythm Society, em Denver (Estados Unidos).

Publicidade

O que muita gente não sabe, porém — afinal, ninguém lê manuais de instrução hoje em dia —, é que o assunto está muito bem esclarecido no no manual oficial do iPad 2 [PDF]. Veja só:

Marca-passos

A Associação de Fabricantes da Indústria da Saúde recomenda que deve ser mantida uma separação mínima de 15cm entre um telefone sem fio portátil e o marca-passo para evitar uma interferência potencial com o marca-passo. Pessoas que possuem marca-passos:

  • Devem sempre manter o iPad a mais de 15cm (6 polegadas) do marca-passo quando o dispositivo móvel estiver ligado.

Se você tiver algum motivo para suspeitar que existe alguma interferência, desligue o iPad imediatamente (mantenha pressionado o botão Repouso/Despertar e, em seguida, deslize o controle da tela).

Na verdade, avisos similares a esse podem ser encontrados em diversos manuais de produtos da Apple, inclusive no do iPhone 5 [PDF]. Chien só citou o iPad 2, mas vale lembrar que a terceira e a quarta geração do tablet da Maçã também possuem ímãs similares para segurar as Smart Covers.

Em condições normais de temperatura e pressão, diria que não é tão necessário assim ler manuais mesmo. Todavia, se você tem algum problema de saúde, é muito importante sempre se atentar a essas coisas: é a sua vida que está em jogo, afinal. 😉

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Apple libera atualização para Macs equipados com portas Thunderbolt

Próx. Post

Confira as ofertas de hoje do AppyFridays: Psykopaint, Film Noir e Desktop Groups

Posts Relacionados