O melhor pedaço da Maçã.

Headset à vista? Registros da marca “realityOS” surgem na web dias antes da WWDC

Pode ser tudo uma coincidência… ou não
Shutterstock.com
Headset de VR/AR

O nome “realityOS” não chega a soar como uma novidade para quem acompanha as notícias da Apple há algum tempo: o (possível) sistema, que há de equipar o (possível) headset da Maçã a ser lançado num futuro não muito distante, já foi referenciado até mesmo em alguns códigos da App Store, indicando que ele existe de fato e já está sendo desenvolvido nos corredores de Cupertino.

Publicidade

Pois mais evidências começaram a surgir: como apontou Parker Ortolani no Twitter, a marca “realityOS” teve dois registros revelados recentemente (1, 2) — e com uma data auspiciosamente próxima da WWDC22.

Ao menos publicamente, a Apple não tem nada a ver com o registro: ele foi feito em nome de uma empresa desconhecida, chamada Realityo Systems LLC. Entretanto, fazer registros em nome de empresas anônimas é uma prática comum para que gigantes tecnológicas mantenham o segredo (ou… parte do segredo) de seus futuros projetos — e, como notou Ortolani, o endereço da tal Realityo é o mesmo já utilizado pela Apple anteriormente para registrar nomes de versões do macOS antes do lançamento. Ou seja… todos os indícios apontam para o Apple Park, mesmo.

Vale notar que a Maçã (ou seja lá quem estiver por trás da Realityo) está fazendo os registros internacionalmente, também — inclusive no Brasil. Como notou o Tecnoblog, a empresa já deu entrada no pedido para registrar o nome realityOS no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O pedido, entretanto, ainda não foi concedido.

Publicidade

Legalmente, esses processos exigem que as empresas listem uma data-limite para solicitação do registro internacional das marcas em questão. Aqui, chama atenção as datas marcadas pela Apple(?): 8 e 9 de junho de 2022, exatamente dois e três dias após a keynote de abertura da WWDC22 — e ainda durante a semana da conferência.

O que isso significa, exatamente? Bom, pode não significar nada — afinal de contas, como afirmou o repórter Mark Gurman, o prazo para registro internacional é um requerimento legal e as datas apontadas podem ser mera coincidência. Ainda assim, estão abertas as hipóteses: será que a Apple aproveitará sua próxima conferência de desenvolvedores para fazer uma prévia daquilo que está aprontando para o universo das realidades aumentada/virtual?

É certo que ainda não veremos informações mais concretas sobre o vindouro headset da Maçã, mas a WWDC22 pode ser uma ocasião interessante para que a Apple apresente sua visão aos desenvolvedores e dê à comunidade um bom tempo para que eles comecem a trabalhar nos seus projetos. Desta forma, quando o headset estiver nos trinques (em 2023, quem sabe), um ecossistema já estará em pleno desenvolvimento e pronto para sua estreia no horário nobre.

Aguardemos, portanto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gurman reforça lançamento de novo MacBook Air na WWDC22

Próx. Post

Campanha do Apple Watch no TikTok promove o skate no Brasil

Posts Relacionados