O melhor pedaço da Maçã.

Eis as listas de desejos de alguns membros da equipe MacMagazine para o iOS 7

Logo do iOS 7 na WWDC - by MacMagazine

O iOS 7 está quase saindo do forno — ao menos em versão beta para desenvolvedores, na WWDC 2013. Lá entre o pessoal de Cupertino, evidentemente, os testes já estão ocorrendo à toda.

Publicidade

Mas não é só uma grande reformulação visual que é esperada para a sétima versão do sistema operacional móvel da Apple. Ano a ano, a Apple traz nesses upgrades dezenas ou até centenas de novidades — algumas mais significativas; outras menos —, e em 2013 não será diferente.

Logo do iOS 7 na WWDC - by MacMagazine

Enquanto estamos na expectativa, vários membros da equipe MacMagazine se reuniram para trazer, neste post, seus listas de desejos para o iOS 7. Vamos conhecê-las! 😉

Eduardo Marques

Como três é o número mágico, resolvi focar em três áreas que me incomodam bastante e precisam melhorar no iOS.

Publicidade

Telefone

O iPhone é o melhor smartphone do mundo, mas quando o assunto é a função telefone, o Nokia lanterninha era melhor em muita coisa! 😛 Alguém me explica por que, até hoje, não temos uma rediscagem (redial) automática em caso de linha ocupada e lista negra (blacklist) para bloquear ligação de certos números? Seria legal ver isso no iOS 7.

Publicidade

iCloud

Compartilhar Fotos (Photo Stream) e armazenamento de arquivos: duas coisas que definitivamente não curto. Sobre o primeiro, vale a pena conferir este post de Peter Nixey. Concordo 100% com ele: a Apple precisa se livrar do Compartilhar Fotos e criar um Rolo de Câmera universal, o qual fica sincronizado em todos os iDevices, assim como os álbum criados com essas fotos. Resumindo: ou as fotos/vídeos estão no Rolo de Câmera ou em algum álbum — tudo sincronizado em todos os seus dispositivos — bem diferente de hoje, que uma imagem pode estar no Rolo, no Photo Stream e num álbum!

Eu tenho vários arquivos armazenados no iCloud e acessíveis pelo Pixelmator. O que acontece se tentar acessar esses arquivos de uma outra máquina que não seja minha? Impossível. A Apple precisa criar algo na linha do Cloud Mate, dando a oportunidade de usuários “entrarem” no iCloud e pegarem novamente seus arquivos, independentemente de estar ou não com o aplicativo instalado.

Publicidade

SMS, iMessage e FaceTime

Simplesmente não funcionam como deveriam. Histórico que não fica sincronizado direito em todos os iGadgets, notificações que não desaparecem do iPad quanto vistas no iPhone, conversas agrupadas erradamente (quando uma pessoa recebe a mensagem pelo número de telefone e envia pelo email), entre outras muitas coisas. Sem falar que FaceTime deveria ser algo integrado ao aplicativo Mensagens, já que ele se enquadra na categoria “comunicação”. Tá na hora de melhorar isso, Apple, ainda mais agora, com a chegada do Hangouts.

Filipe Alvarenga

Minha wish list é até bem pequena.

Além da mudança no visual, o que eu espero é uma reformulação da Central de Notificações. Fora “o básico” — ter a opção de ligar/desligar o Wi-Fi, Bluetooth e os dados — o que eu mais gostaria é de uma mudança nas bolinhas (“xizinhos”) para excluir as notificações. Para quem tem um dedo meio grande, como o meu, tem horas que é meio complicado acertá-las. Vivo tocando mais de uma vez para conseguir acertar…

Frederico Cintra

Em tópicos:

  • Widgets na tela do Spotlight: quando a busca é “invocada”, no lugar de vir diretamente o teclado apareceria abaixo do campo de busca uma série de widgets que rolariam como a Home Screen, só que para a esquerda.
  • Live icons: algo semelhante ao ícone do calendário, coisas simples como por exemplo a foto da última pessoa que lhe enviou um tweet ou a temperatura local no ícone do Tempo.
  • Melhorias na Central de Notificações, permitindo respostas rápidas a partir dali sem a necessidade de entrar no app em questão, podendo também limpar todas as notificações de uma vez só.
  • Uma barra de multitarefa aprimorada, aumentando o espaço com preview dos programas, um modo de zoom transformando os previews em cards, um botão pra fechar todos os apps e gesto de deslizar para cima para fechar um individualmente.
  • Maior integração entre os apps, podendo escolher aplicativos padrão, inclusão de apps de terceiros nas áreas de compartilhamento (esta bem personalizável) e poder agrupar apps semelhantes em pastas para não ficar uma lista enorme e sem sentido.

Marcelo Melo

Vamos lá, eis o que eu selecionei.

Home Screen

  • Movimentação/reorganização de múltiplos ícones ao mesmo tempo.

Tela bloqueada

  • Mais informações, como previsão do tempo.

Geral

  • Pré-visualização para documentos no iCloud. É extremamente chato e demorado ter que abrir o documento para verificar se é o que estou procurando.
  • Menu de acesso rápido a Wi-Fi, Acesso Pessoal, Bluetooth, etc.
  • AirDrop entre Macs e iGadgets.
  • Abrir com… melhorado, talvez com os apps mais usados em destaque.
  • Multitarefa melhorada, talvez por gestos.
  • Autocorreção/sugestões melhorado.
  • Ajustes para cada app em seu respectivo ambiente.

Contatos

  • Possibilidade de criação de grupos ou gerenciamento real de grupos no app (hoje é muito tortuoso usar esse recurso, diferentemente do que acontecia no iOS 5).
  • Exclusão de contatos como fazemos com mensagens ou emails, não havendo necessidade de abrir e editar cada contato individualmente.

Notas

  • Suporte a fotos, gravações de áudio, anexos, etc.

Fotos

  • Exportação dos álbuns criados no iGadget para o Mac ou PC, durante a sincronização.

Mensagens

  • Recursos parecidos com os do WhatsApp Messenger: envio de localização, áudio, etc.
  • Histórico de pesquisa mais fácil de se acessar — atualmente, haja dedo para tocar no “Carregar Mensagens Anteriores”!

FaceTime

  • Chamadas em grupo.

Mapas

  • Ainda melhores, suporte ao Flyover no Brasil e navegação curva-a-curva (talvez algo “Waze-like”).

Siri

  • Mais recursos, melhorada e com suporte a português.

Busca

  • No caso de mensagens, ao se realizar uma busca, mostrar o trecho exato onde está presente no item pesquisado — diferentemente do que ocorre hoje, onde o que é mostrado é o histórico com determinado contato.

É, acho que está bom… 😛

Rafael Fischmann

Eu poderia fazer uma lista genérica, pensando no sistema como um todo, mas prefiro falar do que mais *me* interessa, pessoalmente.

Em tópicos:

  • Não sou dos que clamam por uma reformulação visual completa do iOS. Prefiro que a Apple continue dando retoques e evoluindo a interface aos poucos, assim como ela faz com o OS X desde 2001.
  • Adoraria que a Apple atendesse aos pedidos de muitos usuários para uma forma fácil de ativar/desativar recursos como Modo Avião, Wi-Fi, Bluetooth, 3G, etc. Acho que uma área de atalhos na barra de multitarefa seria o ideal, já que semanticamente não faz muito sentido colocar isso na Central de Notificações. Ou até mesmo na tela bloqueada, com algum gesto especial.
  • Falando na Central, até hoje não gosto muito do visual dela e acho que tanto nela quanto na barra de multitarefa caberia bem um botão de “limpar/fechar” tudo.
  • Espero, assim como praticamente todos os brasileiros, que a Siri ganhe finalmente suporte ao português. Mas não apenas isso: que ela se torne ainda mais natural, dinâmica e inteligente. Também seria bacana que a Apple voltasse a usar ações locais (executadas sem a necessidade de internet, o que é muito mais rápido), como no antigo Controle de Voz, sempre que possível.
  • Já usei os Mapas da Apple algumas vezes e nunca tive problemas, ao contrário de grande parte das pessoas. Ainda assim, torço para que o baque da repercussão negativa tenha sido realmente grande a ponto de a empresa vir agora com uma solução que mereça ser aplaudida.
  • Adoraria poder fazer videoconferências em grupo via FaceTime, nem que seja com um máximo de três pessoas — como ocorre no iChat Mensagens do Mac.
  • Nunca precisei de uma “blacklist” para chamadas, mas não seria uma novidade ruim. Mais importante que isso, para mim, seria um controle de privacidade para o iMessage — não só de poder bloquear pessoas como um todo, mas inclusive de permitir que somente certas pessoas vejam que você recebeu/leu determinada mensagem.
  • Apple, pelo amor de Deus, conserte e sincronize todas as notificações — de uma vez por todas! É inaceitável receber uma chamada via FaceTime hoje em dia, ela tocar no Mac, no iPhone e no iPad, você escolher um para atender e nos outros dois ficar o aviso de “ligação perdida”.

Com isso, eu já ficaria bem satisfeito. 🙂

Thiago Drummond

Acredito (e desejo) que o iOS 7 será o primeiro grande passo do sistema desde que ele foi originalmente apresentado, em 2007. Não acho que veremos como destaque as coisas “novas”, e sim grandes evoluções dos recursos que já conhecemos.

Além de uma interface bem remodelada, recursos já existentes podem ganhar uma reforma bem profunda, como por exemplo a Siri, que deve ganhar n novos recursos, idiomas e melhorias, principalmente devido à espreita do Google e até mesmo pela sua chegada aos Macs, que abrirá diversas portas.

Design e integração: acho que são as duas teclas que a Apple deve bater no iOS 7.

Vinícius Porto

Em primeiro lugar, a Siri precisa falar o nosso idioma. Só isso me satisfaria 50%, já que uso a assistente diariamente. A integração com mais apps, mais funções e mais agilidade nas respostas são também necessidades.

O recurso Compartilhar Fotos deveria ficar mais colaborativo/interativo. Por exemplo, se eu criasse uma galeria de fotos, deveria haver a opção de outras pessoas adicionarem fotos nesse compartilhamento, além de poder assinarem o conteúdo sem precisar do meu convite — uma configuração opcional.

Na App Store eu aumentaria o limite de 50MB para 100MB para downloads via 3G/4G, *pelo menos*. Alguns desenvolvedores se desdobram pra não ultrapassarem os atuais 50MB e não dependermos de Wi-Fi. Apesar de as operadoras não ajudarem muito com conectividade e limite mensal, acho que já está na hora de esse número aumentar novamente.

Visualmente eu não mudaria muita coisa na Tela Inicial, até porque não quero nada quadrado (aka Windows Phone). Mas qualquer coisa que a deixe mais suave e menos enjoativa será bem-vinda, como por exemplo a retirada daquele reflexo de todos os ícones. Ah, widgets seriam *muito* bacanas.

·   ·   ·

E vocês, além de tudo o que foi dito, o que mais gostariam de ver chegando no iOS 7?

Comentem!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brinque com a sua voz no aplicativo Talking Tadelino para iPhones/iPods touch

Próx. Post

MaxiCalc é provavelmente a calculadora vintage mais realista que você já viu para iPads

Posts Relacionados