O melhor pedaço da Maçã.

Dica: como salvar as screenshots que você tira no Mac automaticamente no Dropbox

Ícone - Captura (Grab)

por Marcell Almeida [@almeidamarcell]

Publicidade

Ícone - Captura (Grab)Por padrão, toda vez que você tira uma screenshot no Mac, ela é salva na sua Mesa (Desktop). Mas e se você quiser guardar em outro lugar? Digamos que você queria salvar todas as suas screenshots no Dropbox, para facilitar o compartilhamento com seus amigos.

Neste texto, apresentarei duas alternativas para isso.

1) Método “simples” e recomendado

Inicie o Terminal, localizado em /Aplicativos/Utilitários/ — você pode usar o Spotlight ou o Launchpad para isso, também.

Publicidade

Com um único comando, você irá dizer o local aonde quer salvar suas screenshots. Por exemplo, se você quiser que elas fiquem salvas em alguma pasta no Dropbox, use o seguinte:

defaults write com.apple.screencapture location ~/Dropbox/public/Screenshots

Logo depois, para que os comandos surtam efeito, é preciso rodar o seguinte:

killall SystemUIServer

Encerre o Terminal e pronto! Agora toda a vez que você tirar uma screenshot, a imagem será salva na localização que você colocou.

Para voltar à configuração padrão, basta repetir os passos trocando o primeiro comando por este:

Publicidade
defaults write com.apple.screencapture location ~/Desktop/

Alguns outros posts interessantes/relacionados:

2) Aplicativo GrabBox

Este aplicativo também permite que você salve automaticamente as suas screenshots em uma pasta publica do Dropbox. E para usá-lo é muito simples: basta estar com o aplicativo rodando e tirar uma screenshot.

Ícone - GrabBox

Importante ressaltar que o GrabBox está com um problema na versão atual e apenas a beta consegue salvar as fotos no Dropbox. Não me pergunte como uma versão beta funciona melhor que a estável! Apenas posso dizer que descobri essa informação pelo Twitter, após não ter conseguindo fazer o aplicativo funcionar.

Publicidade

Baixe a versão beta por aqui:

[blackbirdpie id=”336386497387298816″]

·   ·   ·

Já que mudar a localização das imagens é bem simples e acreditando que é sempre melhor usar a menor quantidade possível de aplicativos, recomendo o primero método.

Caso você ainda não saiba ou simplesmente esqueceu como tirar screenshots no OS X, segue a lista abaixo:

  • Command + Shift + 3: tira uma foto da tela inteira e salva a imagem em formato PNG.
  • Command + Shift + 4: seleciona que parte da tela você quer tirar a foto. A seta do mouse vira uma espécie de alvo e então você só precisa selecionar a área que quiser. Confesso que é o meu comando preferido para tirar screenshots no Mac.
  • Command + Shift + 4 e depois Barra de Espaço: permite que você tire uma screenshot da janela que você quiser. O comando é igual ao anterior, a diferença é que rapidamente você precisa pressionar a barra de espaço para que o ponteiro do mouse vire uma câmera. A partir daí, você pode clicar em qualquer janela.

E um extra: usando qualquer combinação acima e segurando Control, em vez de a imagem ser salva na Mesa (ou numa pasta personalizada), ela vai para a área de transferência e fica pronta para você colar aonde desejar.

Qualquer duvida, poste nos comentários; ficarei contente em ajudar no que eu puder! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Monitore diversas informações do seu Mac com o aplicativo StatsBar

Próx. Post

Na Índia, Apple oferece diversos incentivos para a compra de iPhones que cairiam muito bem no Brasil

Posts Relacionados