Nos últimos dias, conheci e testei um produto diferente: uma caixinha preta de 80x59x21mm (e pesando 128g) chamada DashDrive Air AE400 e fabricada pela empresa ADATA.
Como o nome e a foto não explicam bem a coisa, permitam-me lhes ajudar: o AE400 é o que a ADATA chama de um “leitor wireless de armazenamento e um banco de energia” — ou seja, ele é um produto dois-em-um.
A parte de leitura se dá de duas formas: pelo slot superior (para cartões de memória flash SD) ou pela entrada USB inferior (para pendrives ou até mesmo HDDs externos portáteis).
A coisa funciona da seguinte forma: você insere o cartão ou conecta o dispositivo USB e liga o AE400. Aí, pode acessá-lo remotamente, via Wi-Fi (IEEE 802.11b/g/n), por Macs/PCs e iGadgets. Ele age, portanto, como uma espécie de servidor sem fio de arquivos.
No Mac, o dispositivo aparece como uma área de rede:
No iOS é tão simples quanto, usando este aplicativo dedicado:
Mas o AE400 também possui a função power bank, a qual explora sua bateria interna de 5.000mAh. É isso mesmo: você também pode conectar a ele dispositivos USB simplesmente para recarregá-los. A potência é suficiente para dar duas cargas completas num iPhone 4S, por exemplo.
O produto é facílimo de configurar. Você pode se conectar a ele diretamente via Wi-Fi, ou acessar uma interface web dentro do próprio AE400 e fazê-lo se conectar ao seu roteador Wi-Fi, para que seja acessível de maneira centralizada por múltiplos dispositivos.
O ponto negativo fica mesmo na performance, como vocês já poderiam imaginar. Em meus testes, a transferência de um arquivo de 50MB de um pendrive conectado diretamente ao meu Mac foi 20(!) vezes mais rápida do que usando o AE400. Ainda assim, a ADATA garante que ele “suporta até três usuários simultâneos fazendo streaming de vídeos em 1080p, ou até cinco usuários simultâneos fazendo streaming de vídeos em 720p”.
O ADATA DashDrive Air AE400 poderá ser encontrado em breve na rede Walmart, porém seu preço local ainda não foi definido. Lá fora, ele custa em torno de US$80.