No começo de maio, falamos das possíveis mudanças que seriam implementadas pela Apple em sua política de troca de iGadgets. Pois, de acordo com MacRumors, elas já começaram.
Antes, se a tela (vidro) do iPhone 5 quebrasse, consumidores tinham que pagar US$230 para substituir o aparelho numa Apple Retail Store — independentemente se o smartphone estava ou não coberto pela garantia; agora, usuários pagarão US$150 para ter apenas a tela trocada. A partir de julho, outros consertos incluindo câmeras, botão liga/desliga e placa lógica também passarão a valer.
Contudo, nosso colaborador Marcelo Melo viajou recentemente aos Estados Unidos e, conversando com alguns empregados das lojas da Maçã, obteve a informação de que essa nova política já está em prática há algum tempo. As trocas por aparelhos novos ainda estariam em vigor, também — inclusive o cenário mais comum —, porém, de acordo com os empregados, as trocas de peças, que demoram cerca de 30 minutos, estão ganhando cada vez mais espaço nas lojas.
A novidade tem tudo para chegar ao Brasil, mas é difícil estipular um prazo certo — quem sabe isso só ocorrerá quando a Apple Retail Store do Rio de Janeiro abrir suas portas. Por enquanto, quem quebrar a tela do aparelho pode adquirir um novo pagando uma taxa de R$650 (iPhone 5), R$550 (iPhone 4S) ou R$450 (iPhones 4, 3GS e 3G).
Lembrando que, lá fora, a Apple vende o AppleCare+, no qual o cliente paga US$100 para ter uma garantia estendida de dois anos. Caso algum acidente não coberto por ele ocorra (como a quebra do vidro), o consumidor paga “apenas” US$50 para ter o aparelho trocado. Vamos torcer para que o AppleCare+ também chegue ao Brasil assim que a loja oficial pintar por aqui.
O MacMagazine entrou em contato com a Apple para esclarecer tanto a questão da nova política (se já está oficialmente em prática e se chegará ao Brasil) quanto do AppleCare+ (se será comercializado em nosso país). Qualquer novidade, atualizaremos este post. 😉