O melhor pedaço da Maçã.

DoJ e 34 estados dos EUA declaram apoio à Epic contra a Apple

O grupo acusou a Apple de monopólio e supressão da concorrência
Epic Games vs. Apple

O primeiro round da guerra judicial entre a Apple e a Epic Games nos Estados Unidos acabou, há alguns meses, sem vitoriosos claros — mas com uma ligeira vantagem para o lado de Cupertino, tanto é que a desenvolvedora entrou recentemente com um recurso para anular a decisão de que a política da App Store não viola a lei antitruste do país.

Publicidade

É certo que ainda há muita água a se correr debaixo dessa ponte, mas hoje um novo capítulo da história colocou a Epic numa posição um pouco melhor: de acordo com a Reuters, o Departamento de Justiça dos EUA (Department of Justice, ou DoJ) e procuradores-gerais de 34 estados do país declararam apoio à criadora de Fortnite.

Mais precisamente, o DoJ e os procuradores-gerais se pronunciaram justamente no tribunal de apelações designado para julgar o pedido de recurso da Epic. O grupo foi liderado pelo procurador-geral do estado de Utah; Colorado, Indiana, Texas e mais algumas dezenas de estados também assinaram o documento, o qual classifica a Apple como “monopolista e condutora de práticas que prejudicam a livre concorrência”.

Um trecho do documento afirma o seguinte:

Publicidade

A conduta da Apple prejudicou e continua a prejudicar desenvolvedores e milhões de cidadãos. Enquanto isso, a Apple continua monopolizando a distribuição de apps e as soluções de pagamentos dentro dos aplicativos para iPhones, além de suprimir a concorrência e acumular lucros supracompetitivos dentro da indústria de smartphones, que gera quase um trilhão de dólares por ano.

Vale notar que essa é a primeira ação dos procuradores-gerais dos EUA direcionada especificamente à Apple — eles já moveram processos contra a Meta (ex-Facebook) e a Alphabet (empresa-mãe do Google), mas ainda não tinham se envolvido diretamente com as práticas supostamente monopolistas de Cupertino. Por outro lado, o Congresso dos EUA está cada vez mais próximo de aprovar uma lei que, se instituída, obrigará a Maçã a fazer mudanças radicais na App Store.

O julgamento do recurso da Epic ainda deverá demorar: a resposta da Apple em relação à carta de hoje é esperada somente para março próximo, e só então algum resultado deverá sair disso tudo. Como dissemos, muita água ainda há de rolar.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joe Rogan, Neil Young, vacinas… Apple Music provoca Spotify após polêmica [atualizado 2x]

Próx. Post

Apple exalta seus recursos de privacidade no Data Privacy Day

Posts Relacionados