O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

WWDC 2013: Craig Federighi apresenta o OS X Mavericks

Ícone - OS X Mavericks

Chegou a vez de falar sobre Macs, e Craig Federighi subiu ao palco para comandar essa parte.

Publicidade

Família de Macs

Já são 72 milhões de Macs sendo usados em todo o mundo, o dobro de 5 anos atrás. Para termos uma ideia, o novo iMac é o desktop #1 em vendas nos EUA, assim como o MacBook é o #1 em notebooks. Em média anual, o Mac cresceu 15% nos últimos 5 anos; ja PCs, apenas 3%. Macs também são #1 em satisfação dos consumidores em várias pesquisas incluindo PCWorld, ACSI e outras.

Sobre o OS X Mountain Lion, já são mais de 28 milhões de cópias vendidas, com mais de 35% da base do OS X migrada para o sistema mais atual. E para o próximo, o que a Apple aprontou? Primeiro, uma brincadeira. Dizendo que o nome de felinos estava terminando, o executivo brincou e disse que o novo OS X se chamaria Sea Lion. 😛 Mas na verdade, a Apple pensou no lugar onde tudo é construído, a República da Califórnia. É o novo tema começou com o nome Mavericks, uma praia de lá muito famosa por suas ondas.

Ícone - OS X Mavericks

O foco é em tecnologia, com melhorias em bateria, performance e recursos avançados, com a primeira novidade anunciada sendo abas (as quais podem ser mescladas numa única janela) e tags no Finder. Falando sobre as tags, elas são coloridas e podem ser adicionadas em caixas de diálogo, pelo iCloud… tudo sincronizado e funcional com o Spotlight.

OS X Mavericks num MacBook Pro Retina com janelas abertas

O suporte a múltiplos monitores foi melhorado. Na verdade, muita coisa foi melhorada no Mavericks (menus, janelas, Dock, apps em tela cheia, etc.). Sobre baterias, a Apple parece ter feito um bom trabalho. O Mavericks junta os vários processos de apps para que haja mais tempo de ociosidade entre eles, reduzindo o uso de CPU em até 72%. Já sobre memórias, os ganhos chegam a 50% no geral!

Barra lateral do Safari no OS X Mavericks

O Safari também ganhou novidades, como uma nova tela inicial e coluna lateral, a qual reúne Favoritos, Lista de Leitura e um novo recurso chamado Links Compartilhados (que traz links de Twitter e LinkedIn dos seus contatos). Ele também vem com grandes melhorias em JavaScript, uso de processo por abas, economia de energia, otimização de uso de abas em plano de fundo e mais. A rolagem em sites populares foi bastante aprimorada, especialmente em páginas com gráficos Retina.

Publicidade

O novo Top Sites do Safari não tem mais aqueles efeitos tridimensionais de antes e outras novidades também estão presentes no Safari, como Acesso às Chaves integrado ao iCloud para gerenciamento/gravação de senhas.

Publicidade

Agora, o Safari sugere senhas automaticamente para o usuário e as grava no iCloud, sincronizando em todos os dispositivos. Ao chegar a um campo de cartão de crédito, o Safari já mostra a sua lista de cartões salvos, fazendo meio que o papel do famoso app 1Password.

Sobre as notificações, agora é possível responder mensagens diretamente nelas, sendo possível até mesmo apagar emails por ali. As chamadas do FaceTime usam as Notificações do OS X, também com ações de rápido acesso. O Mavericks também mostra agora as notificações perdidas direto na tela de login, depois que o Mac volta do sleep e apps são atualizados enquanto o Mac dorme, em plano de fundo.

O app nativo Calendário ganhou uma interface simplificada e sem skeumorphismo. Ele se integra melhor ao Facebook, traz um Inspector melhorado com previsão do tempo e mapas.

Mapas - OS X Mavericks

E por falar em mapas, eles também ganharam um aplicativo nativo para OS X. Todos os recursos estão lá, incluindo busca de locais, Flyover, direções, informações, etc. Rotas feitas no Mac podem ser enviadas ao iPhone com dois cliques, bastando desbloquear o iPhone e seguir a navegação — desenvolvedores receberão um SDK para integrar os mapas em apps para Mac.

iBooks - OS X Mavericks

Outra novidade é o iBooks, que também chegou ao OS X! Toda a biblioteca de 1,8 milhão de livros da iBookstore agora disponível para Macs e com sincronização automática, via iCloud, com iGadgets.

OS X Mavericks num MacBook Pro Retina

Para desenvolvedores, um preview do OS X Mavericks será disponibilizado ainda hoje; para o grande público, ele será disponibilizado na nossa primavera.

Não deixe de conferir os outros artigos da nossa cobertura da WWDC 2013!

Ver comentários do post

Artigo Anterior
Tim Cook no palco da WWDC 2013

WWDC 2013: Tim Cook sobe ao palco do Moscone Center e abre a 24ª WWDC

Próximo Artigo
MacBook Air

WWDC 2013: Phil Schiller lança os novos MacBooks Air e mostra como será o novo Mac Pro

Posts Relacionados