O melhor pedaço da Maçã.

Conheça mais sobre as lâmpadas hue, da Philips, controláveis por iGadgets

Philips hue

A cada dia, conseguimos “dar mais poderes” ao celular e “ter mais poderes” através dele. Assim foi impressão que passei aos meus pais quando me viram controlar as luzes de toda a casa pelo iPhone, com as lâmpadas hue, da Philips. Nós já apresentamos elas aqui no MacMagazine, mas resolvi fazer um review com base na minha experiência para ajudar quem está em dúvida se vale a pena ou não adquiri-las.

Publicidade

Philips hue

De forma simples estamos falando de um conjunto de lâmpadas que podem ser controladas por iPads ou iPhones/iPods touch, através de um aplicativo — estando dentro ou fora de sua rede Wi-Fi. E quando digo controladas, isto vai além de ligar e desligar! Você pode mudar as cores das lâmpadas para dar um “clima especial” ao ambiente, configurar para elas acenderem/apagarem em horários específicos, apagarem quando você se distancia da sua casa — ou ligar quando se aproxima, e por aí vai.

Muitos amigos e leitores acham a ideia fantástica mas se assustam quando olham o preço e me questionam se vale realmente a pena, já que, para funcionarem, as lâmpadas dependem de um kit inicial que vem com um roteador e três lâmpadas, o qual sai por US$200 — elas são vendidas inclusive na Apple Online Store americana. Cada lâmpada adicional custa US$60 — mesmo nos Estados Unidos, estamos falando de um valor “salgado”. Este roteador utiliza um tipo de “rede” chamada ZigBee, pouco explorada. Podemos dizer que ela é uma forma de conexão de curta distância e cada lâmpada funciona como um replicador para o “sinal” se espalhar pela casa, passando o comando para as demais e fazendo com que tudo funcione.

Publicidade

Se você não tiver a paciência de abrir o aplicativo toda vez que quiser acender as lâmpadas na sua rotina, pode normalmente utilizar o bom e velho interruptor. Contudo, fazendo isso, elas acenderão em uma cor padrão (quente, amarelado).

Uma vez acesas, é possível trocar suas cores para qualquer uma das mostradas abaixo:

Philips Hue

Eu, que tenho um apartamento pequeno, na maioria das vezes as utilizo como lâmpadas comuns, mas quando quero ler alguma coisa, deixar o ambiente mais propício para assistir a um filminho com a namorada ou relaxar após um dia de trabalho, as configuro através do app de forma mais adequada à situação. Aí vejo que elas realmente valem a pena, porém a função de que eu mais gosto — principalmente nesta época de frio — é quando deito e descubro que esqueci alguma luz acessa (ou todas). Com um simples toque no botão “Turn Off All” (“Desligar Tudo”), as lâmpadas se apagam. Lindo! 😛

Publicidade

Com base no meu uso, posso dizer que elas são bem úteis. Como disse, meu apartamento é pequeno, mas posso afirmar que os que possuem uma casa ou apartamento grande se beneficiarão muito com elas. Imagine você, que tem uma varanda ampla e quer colocar o ambiente à meia luz, ou talvez uma casa de dois andares e, ao descer, lembrou que esqueceu uma luz acesa; quem sabe até um filho “sapeca” que não quer desligar a luz de jeito nenhum. Você poderá controlar tudo pelo aplicativo!

Uma das funções que uso bastante é o acendimento individual de lâmpadas. No meu quarto e na sala tenho três bocais e, antes, a única forma de não acender todas as três — para economizar energia — era afrouxar uma das lâmpadas para que ela não acendesse. Agora eu acendo todas ou somente duas, caso achar necessário. Também posso deixar uma de cada cor — algumas combinações deixam um clima bem agradável na casa.

Publicidade

Se você mora sozinho, uma função que pode ser bem aproveitada para não correr o risco de esquecer alguma luz ligada é configurar a hue para desligar quando você se distanciar. Outra função que pode ser muito útil — para quem tem medo de chegar em casa e estar tudo apagado, por exemplo — é configurar as luzes para se acenderem quando você estiver chegando. Imaginem aquelas casas grandes com quintal escuro — quem nunca viu uma casa assim? 😛

YouTube video

Para quem tem dificuldade de acordar, dá para configurar as lâmpadas para ligarem sozinhas em um horário determinado — uma ótima forma de lhe expulsar da cama. Um fato que observei depois de começar a utilizar as hue: minha conta de luz diminuiu. Achei que fosse coincidência mas ao confirmar informações no site do fabricante, vi que a elas usam até 80% menos energia que lâmpadas tradicionais — e isso é muito bom, obviamente.

Caso você não tenha configurado sua hue para desligar ao sair de casa, existe também a opção de ligar ou desligar remotamente, criando uma conta gratuita através do aplicativo. Com isso, de qualquer lugar, você poderá acender/apagar suas lâmpadas, o que é muito interessante para quem viaja constantemente e precisa dar algum movimento na casa, para não parecer que ela está “abandonada”.

O pacote de introdução da Philips hue inclui:

  • Três lâmpadas de 600lm (equivalente a 50W).
  • Um roteador para as lâmpadas que é facilmente configurado em sua rede.
  • Fonte de alimentação para o roteador.
  • Cabo de rede para ligá-lo ao seu roteador.
  • Instruções para download do aplicativo.

Vale lembrar que ela, sozinha, não funcionará. Você *precisa* de kit inicial (mais precisamente do roteador) para que tudo funcione perfeiramente. 😉


Desculpe, app não encontrado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Prepare-se para a sua festa junina com uma série de álbuns disponíveis na iTunes Store brasileira!

Próx. Post

Halex bodejando: Ive à vista!

Posts Relacionados