O melhor pedaço da Maçã.

iCloud e iTunes são alvo de nova briga judicial contra a Apple

iCloud

É difícil imaginar um contexto no qual a Apple esteja totalmente livre dos tribunais. Digo isso pois, em meio a tantos processos envolvendo a gigante de Cupertino e outras companhias, sempre haverá uma ou outra empresa que tentará se aproveitar do sucesso e da fortuna da Maçã.

Publicidade

Desta vez, não é diferente: a Data Scape Limited, uma empresa irlandesa (apoiada por investidores americanos), abriu uma ação no Tribunal Distrital do Leste do Texas acusando a Apple de violar uma de suas patentes de sincronização de dados com o iCloud e o iTunes, além de citar todos os iGadgets nos quais esses serviços estão disponíveis.

A patente em questão, de número 10.277.675, descreve “Métodos de Comunicação entre Sistemas e Aparatos”; ou seja, ela abrange tanto o serviço de comunicação (como o iCloud) quanto os dispositivos que suportam a plataforma de transferência de dados.

A Data Scape busca um julgamento com júri e o pagamento de despesas legais, além de danos com juros e uma liminar permanente contra novas infrações. Como sempre, há um porém: a patente foi oficialmente concedida à Data Scape no fim de abril passado, o que indica que a empresa deve ser mais uma “patent troll”.

Publicidade

Como nós já comentamos, uma “patent troll” consiste de um indivíduo ou uma empresa que adquire e detém patentes exclusivamente para fins financeiros. Basicamente, elas compram/registram as patentes (mas não estão envolvidas no projeto ou na criação de qualquer produto associado à patente) e denunciam as empresas que possam ter as violado.

No caso da Data Scape, essa suposição fica ainda mais clara pelo fato de que a empresa possui em andamento pelo menos outras 14(!) ações semelhantes à supracitada contra a Amazon, o Spotify, o Dropbox, a Pandora, entre outras.

Publicidade

Com base nisso (e no histórico positivo da Maçã em casos como esse), a gigante de Cupertino provavelmente tentará invalidar a patente da Data Scape, arquivando o caso — embora também seja possível que ele vire uma daquelas bolas de neve intermináveis. Veremos.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo SSD externo da Transcend traz velocidades do protocolo USB 3.1 de segunda geração

Próx. Post

Justiça define que Qualcomm violou leis federais antitruste dos EUA

Posts Relacionados