Todo ano é a mesma coisa: a Apple lança um novo produto e a iFixit corre para colocar as mãos nele a fim de… desmontá-lo! Não foi diferente com o novo MacBook Air, o qual já está disponível na Apple Online Store brasileira.
As principais mudanças foram a adoção da nova geração de processadores da Intel, SSDs mais rápidos, a incorporação de dois microfones e o novo padrão Wi-Fi 802.11ac. Apesar disso, a indentificação do modelo continua a mesma: A1466
. Com isso em mente, destacaremos essas mudanças na engenharia da máquina em relação ao último modelo.
Na parte exterior, nenhuma alteração — com exceção das portas dos dois microfones, quase imperceptíveis. O acesso ao interior continua sendo feito através de parafusos especiais no estilo “pentalobe”.
Na imagem acima podemos ver a diferença entre o modelo 2012 (esquerda) e 2013 (direita). E são poucas, como disse: um módulo SSD menor, AirPort modificado, plataforma de controle integrada, novo grampo para dissipar o calor e mudanças no conector do alto-falante. Apesar de ter praticamente o mesmo tamanho, a bateria deu uma boa melhorada, também (a atual tem 7,6V, 7.150mAh contra 7,3V, 6.700mAh do modelo anterior).
Adivinhe quem é a fabricante dos novos módulos SSD (PCIe, e não mais SATA), os quais são 45% mais rápidos que os anteriores! A Samsung. A asiática é responsável pelo fornecimento do controlador flash (S4LN053X01-8030
, ARM), do armazenamento flash (K9LDGY8SIC-XCK0
, 8x16GB) e da RAM (K4P2G324ED
, 512MB).
O AirPort traz o chip BCM4360
, da Broadcom, o qual opera na frequência 5GHz e pode atingir velocidade de até 1,3Gbps — além de comunicação Bluetooth 4.0 — e o módulo Skyworks SE5516
dual-band 802.11 a/b/g/n/ac WLAN.
Assim como no MacBook Pro Retina e nos iPhones, os dois microfones ajudam a acabar com o ruído do ambiente enquanto estamos numa chamada FaceTime, por exemplo.
Acima, vemos o novo processador (“Haswell”) Core i5 da Intel e a plataforma de controle (PCH), no que aparentemente é um novo design da Intel/Apple.
De resto, tudo é muito parecido com o modelo 2012. Tão parecido que ganhou a mesma nota de “reparabilidade”: 4/10.
Aos interessados, o vídeo acima traz o teardown completo. 😉