O melhor pedaço da Maçã.

IHS iSuppli: iPhone 4S prejudicou as vendas de iPads no Q4 2011

Logo da IHS

Como se já não bastasse o iPad canibalizar os Macs, agora, de acordo com uma pesquisa da IHS iSuppli, o iPhone 4S canibalizou os iPads no quarto trimestre de 2011 — convenhamos, um ótimo “problema” para a Apple. 😛

Publicidade

Como sabemos, foram vendidos 15,4 milhões de iPads no Q4 2011, 39% a mais que no Q3 2011, quando foram comercializados 11,1 milhões de tablets. Só que a interferência do iPhone 4S e de tablets como o Kindle Fire — e de algumas outras com preços bem competitivos — fizeram o market share do iPad cair de 64% para 57%.

Pesquisa - iSuppli

O Kindle Fire até que fez bonito, principalmente nos Estados Unidos, que representou mais da metade das vendas do produto. Os bons números fizeram a Amazon pular para a segunda posição no trimestre, ultrapassando a Samsung. Contudo, de acordo com Rhoda Alexander, gerente da IHS iSuppli, o sucesso do Kindle Fire depende muito de outros negócios da empresa, já que o retorno em cima da tablet não é grande — ou seja, as pessoas que o compram *precisam* gastar dinheiro também na loja da companhia.

Publicidade

Ao longo do ano, a Apple vendeu 40,5 milhões de iPads, 168% a mais que em 2010, ficando com 62% do mercado (antes, tinha 87%). A Samsung ficou com a segunda posição, com vendas de 6,1 milhões de unidades (9,4% de market share); em seguida vem a Amazon, com 6%.

Conforme previsto pelos próprios executivos da Maçã, o Kindle Fire (e o NOOK, da Barnes & Noble) ameaçaram muito mais as outras tablets equipadas com Android do que o iPad, forçando diversas fabricantes a baixarem seus preços — tal medida poderá beneficiar o Windows 8, o qual chegará ainda em 2012.

Mas quem está preocupado com a perda de terreno do iPad, pode ficar tranquilo. A firma estima que a Apple ganhará bastante tração novamente com o lançamento da próxima geração — que tem tudo para ser apresentada no dia 7 de março, com direito a tela Retina e Siri.

[via Fortune Tech]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saiba se o seu Mac será capaz de rodar o OS X Mountain Lion

Próx. Post

Gráfico: Apple vendeu mais iGadgets no ano passado do que vendeu de Macs em 28 anos

Posts Relacionados