O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Pesquisadores afirmam que senha padrão do Acesso Pessoal pode ser facilmente descoberta

Acesso Pessoal (Personal Hotspot)

Muitos aqui já devem ter utilizado o recurso Acesso Pessoal (Personal Hotspot) em seus iPhones e iPads com Wi-Fi + Celular. Para quem não sabe, o recurso nada mais é do que uma forma simples de compartilhar a internet 3G dos aparelhos com outros através de uma rede Wi-Fi, pelo Blueooth ou até mesmo pelo cabo USB, caso sua intenção seja compartilhar a conexão com um computador.

Publicidade

No caso específico da criação de uma rede Wi-Fi, o iOS gera automaticamente uma senha para proteger a rede. Assim, apenas aquelas pessoas indicadas por você podem se conectar. O problema, segundo três pesquisadores (Andreas Kurtz, Felix Freiling e Daniel Metz), é que o método utilizado pela Apple para a escolha dessas senhas não é seguro o suficiente.

Acesso Pessoal (Personal Hotspot)

Através de um documento [PDF], eles explicaram que as senhas geradas são combinações de palavras curtas encontradas em dicionários seguidas de números aleatórios. Apesar de isso permitir diferentes combinações, uma pessoa mal-intencionada pode determinar, sim, quais são essas senhas devido ao limitado número de palavras utilizadas na geração delas — tudo isso em menos de um minuto.

Publicidade

“A lista consiste em cerca de 52 mil palavras e foi gerada originalmente de um jogo de palavras cruzadas open-source. Utilizando essa lista de palavras do jogo com um dicionário offline, nós conseguimos descobrir 100% das senhas padrão de em nossos ataques”, disseram os pesquisadores, afirmando ainda que apenas 1.842 palavras foram utilizadas na construção das senhas.

Ainda que a Apple seja uma das poucas empresas que de fato cria uma senha aleatória para o usuário — em muitos casos empresas simplesmente deixam o recurso aberto ou criam senhas mais fáceis ainda, como ‟1234” —, é bom você alterá-la caso utilize o recurso frequentemente. No mais, convenhamos que descobrir a senha do compartilhamento de internet de uma pessoa não é o fim do mundo — no máximo poderá trazer dores de cabeça na conta caso o limite de navegação seja ultrapassado em planos limitados.

[via ZDNet]

Ver comentários do post

Artigo Anterior
MM na App $tore (miniatura)

MM na [Mac] App $tore: Calendars+, Relax Melodies, vjay, XPlayer, Fantastical, Site Collector e mais!

Próximo Artigo
Livros didáticos em iPads

↪ Escolas de Los Angeles, nos Estados Unidos, compram US$30 milhões em iPads

Posts Relacionados