O melhor pedaço da Maçã.
19 STUDIO / Shutterstock.com
Instagram

Instagram agora permite excluir uma conta pelo aplicativo no iOS

A Meta adicionou um novo botão no aplicativo do Instagram para iOS que dá ao usuário a opção de excluir seu perfil sem precisar abrir uma página separada em um navegador. Com isso, a rede social está agora de acordo com uma nova diretriz da App Store que obriga qualquer serviço com um sistema de contas a permitir sua exclusão dentro do aplicativo.

Publicidade

Desenvolvedores com algum aplicativo na App Store que se encaixasse nessa categoria tinham até hoje (30 de junho) para realizar essa alteração e evitar possíveis punições. A nova regra, vale notar, foi anunciada em maio e exige que a função dentro do app não só permita excluir a conta em questão, mas também apague todos os seus dados dos servidores do serviço.

Se o seu aplicativo suportar a criação da conta, você também deve oferecer exclusão de conta no aplicativo. Os aplicativos podem não exigir que os usuários insiram informações pessoais para funcionar, exceto quando diretamente relevantes para a funcionalidade principal do aplicativo ou exigido por lei.

O Instagram até tinha uma opção nas suas configurações que permitia desativar uma conta, a qual apenas tirava o perfil do ar, sem excluí-lo efetivamente — o que permitia sua reativação em até 30 dias caso o usuário mudasse de ideia. Para apagar uma conta por completo, era preciso acessar a rede social pelo navegador mobile ou desktop.

Em reposta ao TechCrunch, um representante da Meta explicou que a adição tem como objetivo “dar às pessoas mais maneiras de controlar sua experiência e seu tempo gasto no Instagram”. A empresa não citou as novas diretrizes da App Store como um dos motivos da mudança.

Com isso, os usuários contam agora com duas opções de gerenciamento do perfil: “Desativar conta” (que, como dito acima, apenas tira o perfil do ar antes de apagá-lo por completo) e “Excluir conta” (que apaga todos os dados usuários de uma única vez).

Para acessar a nova opção no iOS, basta abrir o Instagram, tocar em sua foto de perfil, selecionar o botão identificado pelas três barras no canto superior direito da tela e ir em “Configurações”. Feito isso, basta ir em Conta » Excluir conta e selecionar a opção desejada.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 327.1.0 (278.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Music Live terá show de Mary J. Blige em Nova York

Próx. Post

Em breve será possível abastecer veículos pelo… CarPlay!

Posts Relacionados