Existem alguns bons aplicativos disponíveis no mercado para quem quer integrar uma equipe numa mesma ferramenta de comunicação. Para coisas mais simples, o próprio Mensagens (Apple), chat do Facebook ou Hangouts da vida dão conta do recado. Mas para quem busca algo mais profissional, uma boa opção é o HipChat.

A versão 2.0 do app para OS X estava em fase beta desde fevereiro, mas agora finalmente foi considerada estável pelo pessoal da Atlassian, que adquiriu a ferramenta em março de 2012.
Com ela, aterrissou também na App Store a versão 2.0 do app para iOS. E aí já começa um grande diferencial do HipChat: disponibilidade em diversas plataformas. O aplicativo está presente em praticamente todas elas (Mac, Windows, Linux, iOS, Android e web), perfeito para equipes com gostos bem diferentes.
A ferramenta oferece recurso bem legais como uma sala única para que todos conversem juntos ou chats individuais com membros da sua equipe — com direito a transferência de arquivos via arrastar & soltar e a chamar atenção de pessoas digitando @nomedousuario
—, histórico das conversas (tome essa, Mensagens!), notificações instantâneas (compatível com a Central de Notificações do OS X Mountain Lion), segurança e privacidade (encriptação SSL de 256 bits nos chats), emoticons, acesso para convidados, entre outras coisas.
A politica de preço deles também é muito interessante: para até cinco pessoas, a utilização é gratuita; para mais do que isso, é cobrado US$2 mensalmente, para cada membro — uma pechincha! Nenhum contrato de longo prazo é estabelecido (você pode cancelar o serviço quando bem entender) e existe ainda a possibilidade de testá-lo por 30 dias antes de assinar.
E, antes de falar que o ícone deles é igual ao do Mensagens, é bom ver quem veio antes. 😛
![]() |
HipChat para Mac [site oficial]
Grátis | 10,8 MB. |
[via TechCrunch]