O melhor pedaço da Maçã.

Bastante difundido na Ásia, mensageiro multiplataforma WeChat quer o mercado brasileiro

Coletiva de imprensa do WeChat

Com mais de 900.000 aplicativos disponíveis na App Store, é difícil vermos uma categoria que não oferece várias opções de apps bacanas. Mensageiros é uma delas, por exemplo.

Publicidade

Touch, Viber, Line, Kik, Voxer, eBuddy, Pling, IM+, Nimbuzz, … sem falar em outros consagrados como Skype e WhatsApp, além do BlackBerry Messenger (que está chegando ao iOS) e, é claro, da opção nativa oferecida pela Apple, o iMessage. Como podemos ver, opções não faltam. O que fazer então, para se destacar nesse mundo de opções?

Muitos investem bastante num determinado recurso (como o Skype, que é conhecido por vídeo-chamadas, e o Pling, focado em mensagens de voz). Mas a verdade é que a grande maioria cobre apenas a comunicação em texto, mesmo. E é aí que entra o grande diferencial do WeChat.

Coletiva de imprensa do WeChat

Ele já está disponível na App Store há um bom tempo, mas nesta semana chegou oficialmente ao Brasil. Digo isso pois hoje, terça-feira (16/7), a empresa Tencent (responsável pelo aplicativo) realizou um evento em São Paulo para apresentar o comunicador à imprensa — nós, do MacMagazine, marcamos presença.

WeChatWeChat

Voltando aos diferenciais, além do tradicional chat em texto (incluindo chat em grupo), o app oferece conversas por voz e por vídeo. No caso de voz são duas, as opções: recados por voz ou conversas no estilo walkie-talkie. Já no vídeo, a coisa funciona de forma similar ao FaceTime e ao Skype.

Publicidade

Ao registrar o número do seu telefone no app, ele faz uma varredura na sua agenda e busca os contatos que já estão utilizando o comunicador. Caso não estejam, você pode convidá-los de forma bem simples. Mas é aí que entra outro diferencial do app, principalmente para quem quer conhecer novas pessoas.

WeChatWeChat

O WeChat conta com dois recursos baseados em localização: Agitar e Olhar ao redor. No primeiro, basta sacudir o iPhone que o app busca outro usuário que também está sacudindo o aparelho (ou seja, que também está disposto a conhecer pessoas de forma aleatória). Depois, é só começar o papo. Outra forma de descobrir novos contatos é simplesmente tocando no Olhar ao redor que, como o próprio nome já diz, busca pessoas perto da sua localização que utilizam o app (existe ainda a possibilidade de filtrar essa lista).

Publicidade

Se você tem centenas/milhares de contatos mas não quer compartilhar um monte de coisas com eles e apenas com os mais chegados, existe uma forma bem simples de se fazer isso pelo WeChat, já que ele tem uma pequena rede social integrada, intitulada “Momentos”. Nela podemos compartilhar fotos, textos e links com pessoas mais próximas.

Publicidade

Algumas empresas também possuem contas oficiais dentro do WeChat, o que é ideal para aquelas que querem ter mais contato com seus consumidores. Tudo isso é possível graças a APIs abertas do WeChat, as quais permitem não só que empresas realizem promoções/divulgações dentro do app como também que integrem o comunicador a outros apps — um aplicativo para gravação de voz, por exemplo, pode enviar o áudio gravado diretamente para o WeChat através de um simples botão.

Como privacidade é bom e todo mundo a maioria gosta, basta ir em Opções para configurar diversos recursos como: se as pessoas podem lhe achar pelo número do celular/ID do WeChat, lista de bloqueio, tornar tudo compartilhado pela rede social Momentos privado, entre outras coisas. No botão Geral, também existem boas opções para configurar notificações, gravação automática de fotos, idioma, tamanho da fonte e até mesmo fazer backup/restaurar conversas passadas.

WeChatWeChat

Quem curte emoticons também vai adorar a infinidade de opções do app — é possível ainda fazer o download de novos pacotes para quem não ficar satisfeito com os padrões.

WeChat

Para completar a lista de prós, o WeChat é multiplataforma (está disponível também para Android, Windows Phone, BlackBerry e Symbian), conta com uma interface web (bem fácil de ativar) na qual podemos enviar mensagens sem precisar deixar o computador enquanto estamos trabalhando, e é totalmente gratuito.

Obviamente, o app não é perfeito e também tem seus contras. Tantos recursos num só lugar pode gerar certa confusão para alguns usuários menos acostumados com esse tipo de app — é quase que um inception: um comunicador, que conta com uma rede social na qual você se comunica com amigos… sem falar que as diversas opções (chat em texto, voz gravada, voz ao vivo e vídeo) podem acabar mais atrapalhando do que ajudando. No mais, a interface não é ruim, mas poderia ser mais caprichada, mais elegante.

O sucesso de um app com esse é diretamente relacionado à quantidade de usuários, não é mesmo? Nesse ponto, o WeChat ainda está atrás de alguns outros (algo normal, já que ele está sendo apresentado ao público brasileiro apenas agora). Mesmo assim, em menos de dois anos já são mais de 300 milhões de usuários, sendo 70 milhões fora da China (onde o app ganhou vida). Para impulsionar a adoção, o aplicativo já está traduzido para 18 idiomas, incluindo o português.

Se você está buscando um comunicado cheio de recursos, gratuito e multiplataforma, o WeChat é uma ótima pedida.


Ícone do app WeChat
WeChat de WeChat
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 8.0.48 (723.2 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Depois do Office Mobile, Microsoft lança também o Outlook Web App para iPads e iPhones/iPods touch

Próx. Post

↪ Gráfico do dia: Apple TVs representam mais da metade dos “set-top boxes” vendidos no mundo

Posts Relacionados