O melhor pedaço da Maçã.

Algumas dicas legais para quem tem um Apple Watch

App Mensagens no Apple Watch

Apesar de ter introduzido novas tecnologias (Taptic Engine e Force Touch) e ter uma navegação diferente dos demais produtos da Apple (ainda que seja um dispositivo sensível ao toque, a Digital Crown foi uma novidade), a maioria das interações com o Apple Watch é bem intuitiva. Mesmo que seja fácil navegar pelos recursos do relógio, há alguns detalhes escondidos ou bem sutis que valem a pena compartilhar.

Publicidade

Confira:

Diferenças entre notificações

Experimente abrir a Central de Notificações do Apple Watch (deslizando o dedo de cima para baixo no mostrador). Agora navegue pelas notificações. Reparou que algumas possuem ícones quadrados enquanto outras contam com ícones redondos? Pois é. Isso, felizmente, não é uma falha de design da Apple e sim um recurso bem sutil.

Notificações no Apple Watch

O ícone quadrado da notificação quer dizer que ela está sendo encaminhada diretamente do telefone e que não há um aplicativo relacionado daquele app/serviço instalado no relógio. Assim, a possibilidade de interação com a notificação é bem baixa (na maioria dos casos elas estão ali apenas para lhe mostrar a informação, oferecendo um botão “Descartar”1O WhatsApp, por exemplo, é uma das exceções que mesmo sem um app para o Apple Watch oferece uma forma de interagir (responder) pela própria notificação.).

Notificações no Apple Watch

Agora, se o ícone da notificação for redondo, quer dizer que o app em questão está instalado no relógio. Isso significa que, se você abrir a notificação tem mais opções de interações (como em alguns casos tocar na mensagem em si para ser levado diretamente ao app, mais botões disponíveis além do “Descartar”, etc.).

Notificações no Apple Watch

O Mail, porém, é uma exceção (e até o momento não descobri outro app como ele). As notificações do cliente de email nativo do iOS/watchOS podem ter ícones quadrados e redondos, mas a explicação para isso é simples. Se o ícone for quadrado quer dizer que a mensagem recebida não está na caixa configurada no aplicativo Watch (no iPhone). Então, você não tem como interagir muito com ela.

Configuração do Mail no app Watch para iOS

Agora se a mensagem recebida estiver na caixa configurada (aqui eu deixei as Caixas de Entrada), aí sim você pode interagir mais com ela — seja respondendo, marcando a mensagem, abrindo o app, etc.

Procurando o iPhone (sonora e visualmente)

Uma coisa que muitos de vocês devem saber é que no Apple Watch existe um botão para “achar” o seu iPhone caso você não saiba onde ele está. Para isso, deslize o dedo de baixo para cima no mostrador e procure pelo Resumo “Ajustes” (na configuração padrão ele é o primeiro da esquerda para a direita).

Publicidade

Pois agora é só tocar no botão com o ícone do iPhone para que ele emita um som.

Resumo "Ajustes" do Apple Watch

Para que isso funcione, o telefone precisa necessariamente estar por perto já que o relógio deve manter a conexão Bluetooth com ele. Ainda que essa busca seja por uma área reduzida, eu já usei isso aqui algumas vezes.

O que você não deve saber é que, se você manter o dedo neste botão por alguns segundos, o iPhone não apenas emite um som como também pisca o flash da câmera, ajudando na tarefa de encontrá-lo (especialmente em ambientes escuros).

Usando a Siri

Usar a Siri no Apple Watch é fácil: você pode evocar a assistente virtual apertando a Digital Crown por alguns segundos ou levantando o braço (acordando a tela) e falando “E ai Siri”. O que pouca gente deve saber é que você pode confirmar uma pergunta da assistente respondendo diretamente a ela.

Respondendo com a Siti no Apple Watch

Por exemplo: se você for enviar uma mensagem para alguém pela Siri, ela transcreverá o que você ditou e perguntará se você quer mesmo enviar. Basta apertar a Crown por alguns segundos e responder “Enviar” ou “Não enviar” para que a assistente entre em ação (sem precisar tocar nos botões na tela do relógio).

“Cutucadas”, desenhos e batimentos cardíacos perdidos

Sabe aquelas “cutucadas”, desenhos ou batimentos cardíacos que amigos/familiares podem enviar para você através do Apple Watch? Pois você tem três maneiras de visualizá-los.

As duas primeiras são bem óbvias: visualizar tudo na hora que a pessoa lhe enviar ou tocar na notificação que ficará armazenada no histórico. A terceira, porém, poucos de vocês devem saber.

Interações perdidas no Apple Watch

Basta apertar o botão lateral (aquele embaixo da Digital Crown) e deslizar o dedo da esquerda para a direita, para ver o histórico de interações perdidas.

·   ·   ·

Detalhes, mas que fazem uma boa diferença na utilização do produto. 🙂

[via Mac Kung Fu: 1, 2, 3; @bzamayo]

Notas de rodapé

  • 1
    O WhatsApp, por exemplo, é uma das exceções que mesmo sem um app para o Apple Watch oferece uma forma de interagir (responder) pela própria notificação.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: Xcode, Mactracker, Twitter, Hangouts, 1Password e mais!

Próx. Post

iOS 9.2 chega à sua terceira versão beta [atualizado 5x: OS X 10.11.2 beta 3, tvOS 9.1 beta 2 e Xcode 7.2 beta 3]

Posts Relacionados