O melhor pedaço da Maçã.

Retrospectiva: 5 belos recursos lançados pela Apple em 2022

WIRED
Craig Federighi

Já que falamos sobre os cinco principais lançamentos de hardware da Apple no ano, nada mais justo que darmos uma aprofundada também nos recursos de software lançados para incrementar o uso desses aparelhos, não acham?

Publicidade

Neste ano, tivemos uma boa leva de novidades, as quais chegaram principalmente em sistemas operacionais como o iOS, o iPadOS e o macOS. Elas permitem fazer coisas simples como personalizar a Tela Bloqueada ou até mesmo transformar o iPhone em uma webcam para o Mac.

Vamos, então, para a nossa lista com os cinco principais recursos lançados pela Apple em 2022!

Personalização da Tela Bloqueada — iOS

Por anos mantendo o padrão de personalização da Tela Bloqueada dos iPhones quase no zero — praticamente a restringindo à alteração do wallpaper —, a Apple resolveu abrir um pouco os horizontes neste ano e passou a permitir mudanças em alto nível nessa seção do iOS.

Com a chegada do iOS 16, agora é possível alterar a cor e a fonte padrão do relógio, adicionar widgets e até mesmo fazer com que um objeto em destaque presente em alguma imagem se sobreponha ao relógio.

iOS 16 - Tela Bloqueada

A escolha do papel de parede também ficou bem mais completa, sendo possível adicionar alguns modelos pré-definidos bem como uma imagem da galeria, a qual pode ter sua cor de destaque alterada, o fundo removido, dentre outras possibilidades de personalização.

Há alguns papéis de parede nativos relacionados a tempo, astronomia, emojis, coleções, cores e até mesmo um para celebrar o orgulho LGBTQIA+. Você também pode adicionar um slide com fotos aleatórias que mudam a cada toque na Tela Bloqueada.

O bom disso tudo é que cada personalização é individual, de modo que o sistema cria uma espécie de “galeria” que permite ao usuário mudar sua Tela Bloqueada sem perder de vez projetos anteriores. É possível até atrelar um Foco específico a determinado wallpaper.

Atividades ao Vivo (Live Activities) — iOS

Embora notificações tradicionais tenham sido por muito tempo (e ainda sejam) úteis para nos mostrar coisas como o andamento de um pedido, o trajeto de um transporte de carona ou até mesmo se o seu time de coração fez um gol, elas têm tudo para ficar para trás quando esse é o objetivo com a chegada das Atividades Ao Vivo.

Publicidade

O recurso chegou ao iOS justamente, como o próprio nome já indica, para mostrar o status de atividades não concluídas em uma espécie de notificação persistente na Tela Bloqueada ou em um formato de animação único na Ilha Dinâmica (Dynamic Island), recurso de software presente nos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max.

Publicidade

Ao chamar um Uber, por exemplo, não é mais necessário estar no aplicativo para acompanhar o tempo restante para que o veículo chegue no seu local. Basta olhar a Tela Bloqueada e o trajeto é exibido em uma forma de barra de progressão — o que já foi liberado no Brasil, diga-se.

Atualização do SmartGym para iOS 16

O app SmartGym também faz uso do recurso, mostrando o estágio atual da sua série sem precisar desbloquear o iPhone para isso.

O iFood fez um breve teste para mostrar o status do pedido usando as Atividades ao Vivo. O recurso também já é usado para exibir o placar de partidas diretamente na Tela Bloqueada ou na Dynamic Island, sem que o aplicativo precise enviar sucessivas notificações para atualizar o usuário.

Reconhecimento de objetos em imagem — iOS, iPadOS e macOS

Nos últimos anos, a Apple vem investindo em um setor que o Google domina há muito tempo: o reconhecimento de objetos em imagens. Ele começou com a busca simples no app Fotos, depois foi estendido para o maravilhoso Texto Ao Vivo (Live Text) e agora, com o iOS 16, o iPadOS 16 e o macOS Ventura 13, chegou a um outro nível.

Com um simples toque em um objeto em destaque em alguma imagem, é possível separá-lo do restante da foto e realizar, de forma prática, o que por muito tempo foi uma verdadeira dor de cabeça para muitos usuários: remover o fundo.

Remover fundo de imagem no macOS

Agora, você não precisa de nenhum aplicativo para fazer esse trabalho, podendo copiar o “sujeito” da imagem e colar em apps compatíveis no iOS/iPadOS (Mensagens, Email, Telegram, etc.), arrastá-los ou simplesmente tocar em “Compartilhar” para salvar o objeto como foto ou arquivo.

No macOS, a coisa ainda é um pouco menos prática, mas o reconhecimento e a seleção de objetos também funciona. Ao abrir uma imagem com um assunto definido no app Pré-Visualização, basta ir em Ferramentas e selecionar a opção Remover Fundo (⇧ shift ⌘ command K) e o trabalho estará concluído. No Safari, é possível clicar com o botão direito e selecionar a opção “Copiar objeto” no menu contextual.

Claro, ele funcionará de forma ainda mais útil para nós quando aplicativos populares, como o WhatsApp, implementarem suporte ao recurso — quem sabe, até permitindo criar figurinhas de forma prática e rápida diretamente pelo celular (como é possível nos desktops).

Stage Manager — iPadOS e macOS

Outra novidade que chegou ao iPadOS 16.1 e ao macOS Ventura 13 foi o Organizador Visual (Stage Manager), recurso que organiza os aplicativos e as janelas para que a sua Tela de Início ou Mesa (Desktop) fique mais organizada e o usuário mantenha um único foco.

Para fazer isso, o recurso exibe o app em uso no momento no centro da tela, de modo que outros aplicativos são exibidos na lateral em forma de miniaturas, as quais são organizadas automaticamente com base no uso recente.

É uma forma a mais de gerenciar a troca entre aplicativos, agora trazendo uma pré-visualização que tanto fazia falta no macOS — como bem comentei nesse post comparativo entre o sistema e o Windows.

A diferença é que, aqui, não é preciso passar o mouse ou tocar no app desejado para visualizá-lo, já que o Stage Manager permanece lá, fixo, na lateral — inclusive exibindo atualizações como mensagens recebidas.

Considero o Organizador Visual uma novidade bem mais útil para o iPadOS, visto que o aproxima de vez de um sistema desktop. Antes, a forma de trocar de aplicativos ainda se limitava muito àquela presente também no iOS.

Câmera de Continuidade — iOS e macOS

Por fim, falemos da materialização daquele que sempre foi um dos pedidos de donos de Macs e iPhones: a possibilidade de transformar a câmera do smartphone em uma webcam para o computador.

Embora as câmeras dos Macs tenham evoluído nos últimos anos, elas ainda não contam com toda a qualidade presente nas dos iPhones, de modo que usá-la para ingressar em videoconferências certamente traz aquele diferencial.

Com o recurso Câmera de Continuidade, isso pode ser feito com um simples toque e completamente sem o uso de fios, possibilitando usar ainda o microfone do iPhone em conjunto à câmera ou um dos dois “periféricos” isoladamente.

O uso do iPhone como uma webcam para o Mac se dá de forma bastante produtiva com um suporte, mas pelo fato de ser o smartphone um dispositivo externo, há a versatilidade de alcançar lugares que a webcam do computador não capturaria com facilidade.

A novidade foi tão satisfatória que muita gente imaginou que apps os quais nasceram com esse propósito (como o Camo) estariam mortos. Mesmo não sendo o caso, eles tiveram que se reinventar e adicionar novos recursos para sobreviver.


E para vocês, quais são os melhores recursos lançados pela Apple em 2022? Algum ficou de fora desta lista?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac Studio e mais: 5 principais lançamentos da Apple em 2022

Próx. Post

Retrospectiva 2022: os produtos descontinuados pela Apple

Posts Relacionados