O melhor pedaço da Maçã.

Samsung continua fazendo o que sabe de melhor: copiar a Apple

Comparativo de bordas - iPad e Galaxy Tab

Essa história da Samsung copiando a Apple já nem tem mais graça e, de um tempo para cá, resolvemos simplesmente ignorar esse tipo de coisa. Mas tem horas que é difícil fazer isso.

Publicidade

Nós admiramos a Apple, sim, mas não somos ingênuos ao ponto de achar que a Maçã inventa tudo nesse mundo e que não sabe aproveitar as oportunidades para também “roubar” algumas ideias aqui, outras acolá. Isso aconteceu no passado e continuará acontecendo — com a Apple e com outras empresas. O problema é quando você dá um passo e a sua concorrente copia. Dá outro passo e vê uma nova cópia. Assim, fica difícil.

Em 2010, quando a Apple lançou o iPad, mesmo com as críticas iniciais, todo mundo foi atrás — algo normal quando uma empresa consegue “abrir” as portas de um mercado até então adormecido. O problema é que algumas exageram na “inspiração”, como sabemos.

Comparativo de bordas - iPad e Galaxy Tab

Vendo a imagem acima percebemos que, independentemente do tamanho da tela, os tablets da Samsung (e de outras) seguiam o visual da Apple, inclusive o das bordas. A justificativa da Maçã para essa margem lateral grande era que ela facilitava a pegada do produto. Aí, em 2012, a Apple lançou o iPad mini. Como ele tem um display de “apenas” 7,9 polegadas, não houve necessidade de colocar essa margem enorme nas bordas, pois o usuário tem como segurar o aparelho por trás. Além disso, se a margem fosse grossa, seria mais difícil usar o aparelho com apenas uma mão.

Jony Ive (chefão de design da Apple) chegou a explicar isso no vídeo de apresentação do produto, no qual a Apple também destacou o fato de o sistema operacional reconhecer possíveis toques acidentais que seriam feitos devido ao novo design.

Publicidade

YouTube video

Publicidade

O que a Samsung faz, agora? Isso, como o site Obama Pacman destacou:

Comparativo de bordas - iPad mini e Galaxy Tab

E ainda tem gente achando que os processos da Apple contra a Samsung não fazem sentido. É claro que olhar para isso agora é fácil falar “É óbvio que a margem deveria ser assim!” Não, não é óbvio. Tanto não é que, antes do iPad mini, nenhum tablet tinha essa margem mais fina. Nexus 7 (Google), Kindle Fire (Amazon), tablets da Samsung, de outras fabricantes mais conhecidas… smartphones sim, mas tablets, não.

Publicidade

Aliás, por falar em Apple vs. Samsung, o processo mais famoso de todos (aquele californiano, julgado em meados de 2012 e que acabou condenando a Samsung a pagar uma multa bilionária — mas que depois teve esse valor reduzido quase pela metade) ainda está rolando. Mas de acordo com o Wall Street Journal [matéria fechada para assinantes], as empresas voltaram a conversar para tentar chegar a um acordo.

Tim Cook — atual CEO da Apple — pode até não ter o temperamento explosivo de Steve Jobs, mas deve ser complicado ver essas cópias saírem da Coreia do Sul e não fazer nada.

Numa nota relacionada, o Patently Apple descobriu uma pérola. Abaixo, um recente pedido de patente do Google:

Pedido de patente do Google

Agora, a patente 8.098.233 da Apple do começo de 2012:

Patente 8.098.233, da Apple

Que coisa feia, Google! 😛

[via Daring Fireball: 1, 2; The Verge]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Surfe pelo espaço e tempo no jogo Time Surfer para iPads e iPhones/iPods touch

Próx. Post

↪ Gráficos do dia: o fim do monopólio do Windows

Posts Relacionados