Manuganu é um jogo de plataforma de corrida criado por um desenvolvedor (turco) independente chamado Alpez Sarikaya.
O personagem principal — adivinhe o nome dele! Isso mesmo, Manuganu — é um pequeno membro de uma tribo. Ele precisa correr por vários níveis enquanto coleta moedas e medalhões. Em cada fase são propostos alguns desafios como coletar certo número de moedas, achar os três medalhões escondidos e chegar ao final antes de o tempo acabar.
Três diferentes mundos podem ser desbloqueados, cada um com dez níveis. O primeiro mundo é composto por uma paisagem com gramados e pequenos morros; o segundo, mais desafiador, se passa em um ambiente de neve; e o terceiro é à noite, em montanhas muito altas.
Cada um desses mundos apresenta diferentes tipos de desafios. No mundo inicial, Manuganu tem que desviar de espinhos no chão e de martelos gigantes que tentam acertá-lo.
No ambiente de neve existem cordas nas quais o personagem pode se equilibrar e fugir dos mortais habitantes do gelo e, finalmente, no ambiente noturno, existem machados gigantes que podem acertar o personagem, monstros voadores que tentam devorá-lo — sem contar com áreas vulcânicas.

Os controles são bem simples. Através de botões na tela fazemos o personagem pular (para desviar dos obstáculos) e parar (para realizar um melhor salto). Este poder de parar é bem legal pois também pode ser usado para desviar de alguns monstros que aparecem pela fase. Em cada estágio existem bifurcações que podem levar o pequeno Manuganu por um caminho mais seguro ou mais perigoso. Ao final de cada objetivo completado durante a fase, o jogador recebe estrelas que são acumuladas para desbloquear outros mundos do jogo. Os gráficos são bem simples e os cenários por trás do personagem têm alguns detalhes interessantes.
Taí uma dica bem legal de game para este fim de semana 🙂