Dialogue, um novo aplicativo para OS X lançado na terça-feira (30/7), na Mac App Store.
De ontem para hoje tomamos conhecimento e recebemos um código de testes doSua premissa é muito simples: ele faz uma ponte entre o Mac e o iPhone via Bluetooth, permitindo que você realize e atenda ligações sem usar as mãos (handsfree), diretamente pelo computador. E ele cumpre o que promete, mas ainda não é perfeito.
Eis a janelinha principal do Dialogue:
Ela fica na barra de menus do OS X e é por onde você faz a conexão ao iPhone e pode realizar chamadas, de forma integrada à Agenda (Address Book) do Mac. A simplicidade dela é interessante, mas valeria ter pelo menos uma área de chamadas recentes.
Na primeira vez em que você for usar o app, será preciso emparelhar o Mac com o iPhone via Bluetooth, um processo padrão ao qual muitos de vocês já devem estar acostumados.
Com tudo funcionando, é só ligar para quem você quiser:
Ligação sendo realizada.
Chamada em andamento.
Gravação rolando em chamada.
Recebendo uma ligação.
Sim, é isso mesmo que vocês viram: além de fazer e receber chamadas, um grande diferencial do Dialogue é permitir que você grave as ligações diretamente no seu Mac. E é tão simples quanto parece: clique em “Record”, continue falando e, quando clicar em “Stop”, basta dar um nome para o arquivo e escolher aonde ele será salvo.
Ao menos por aqui, infelizmente, a experiência geral com o app não foi das melhores. Pra começo de história, embora a própria desenvolvedora “recomende” o uso de fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio, o fato é que headphones são *obrigatórios* para usá-lo. Sem eles as pessoas mal conseguiam me ouvir, e pior: ficavam ouvindo elas mesmas (eco).
Mas o problema é que mesmo com fones de ouvido a experiência ainda deixa a desejar. Em nossos testes todos reclamaram da qualidade da minha voz, mas o pior de tudo é o atraso (delay) que ocorre, sabe-se lá por que. Em vez de eu ficar tentando explicar a coisa toda, vejam o “vídeo” abaixo — trata-se de uma rápida conversa que eu gravei com o Breno Masi:

A minha voz evidentemente está perfeita pois a gravação foi local, mas observem não só o atraso nas respostas do Breno como a qualidade e o volume do áudio dele. Desse jeito fica impraticável usar o Dialogue, em sua versão atual. Mas que ele promete, promete.
Confira um vídeo promocional do app:

O Dialogue está disponível em alguns idiomas, mas o português não está entre eles. Ainda assim, como a interface é superminimalista, isso não faz lá muita diferença para quem for usá-lo.
Vale notar ainda que ele não funciona apenas com iPhones, mas também com Androids e Windows Phones modernos, visto que tudo acontece por uma conexão Bluetooth comum. Para os smartphones, o Dialogue é visto como um fone de ouvido sem fio. 😉
Quem venham os primeiros updates!