O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Prisão

Jovem é preso por golpe no Twitter envolvendo Apple, famosos e Bitcoin

Vocês se lembram, no ano passado, quando as contas de Twitter de diversas empresas, políticos e celebridades foram invadidas em um ataque em massa com o intuito de conseguir Bitcoins? Pois é, parece que mais um dos envolvidos com o crime foi preso nesta semana — o jovem Joseph O’Connor, de 22 anos, foi acusado de invadir mais de 130 contas em diversas redes sociais.

Publicidade

Para quem não está familiarizado com o acontecimento, em julho do ano passado, contas do Twitter de pessoas importantes como Bill Gates, Elon Musk, Jeff Bezos, Barack Obama, Warren BuffettJoe Biden, Kim Kardashian e Kanye West, além de empresas como Apple, Uber e CoinDesk, sofreram uma invasão coordenada na qual os crackers pediram aos seus seguidores para que os enviassem Bitcoins para uma determinada carteira — com a promessa de receber o dobro.

Pois é, o golpe deu certo e muitos usuários da rede enviaram as suas poupanças em criptomoedas aos malfeitores, que arrecadaram mais de US$100 mil em Bitcoins. Logo após, o Twitter tomou as rédeas da situação e impediu que eles continuassem a ação. Em março passado, alguns dos criminosos envolvidos já foram presos.

O’Connor — que usava a alcunha “PlugWalkJoe”, online — foi detido em Estepona (Espanha) a pedido das autoridades americanas, devido ao seu envolvimento no ataque e em outras acusações de cibercrimes. No total, o britânico enfrenta dez acusações, incluindo cyberstalking a uma vítima juvenil e por invasões de computador em contas de usuários do TikTok e do Snapchat.

Após o incidente, o Twitter declarou: “Temos plena consciência de nossas responsabilidades para com as pessoas que usam nosso serviço e para com a sociedade em geral. […] Estamos envergonhados, desapontados e, mais do que tudo, sentimos muito.”

A investigação está sendo conduzida pelo FBI, com assistência da Unidade de Investigação Criminal do Serviço de Receita Federal (IRS), do Serviço Secreto dos EUA e do Gabinete do Xerife do Condado de Santa Clara. A Agência Nacional do Crime do Reino Unido e a Polícia Nacional Espanhola prestaram assistência na investigação e na prisão de O’Connor.

via Newsweek

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter está testando botão para negativar postagens

Próx. Post

Oferta: iPhone XR de 128GB por R$3.699 em 10x!

Posts Relacionados