Review: Unibox, uma proposta diferente de gerenciador de emails para Mac

Ícone - Unibox para Mac

por Fabio Lanza

Publicidade

Há poucas semanas foi liberado através de um programa beta privado a primeira versão do app Unibox, desenvolvido pela eightloops (para OS X 10.8 ou superior). O MacMagazine falou dele há quase um ano, quando ainda era apenas uma promessa.

A seguir eu mostro fotos e detalhes do aplicativo, mas lembre-se de que esta versão ainda é uma beta privada, o que na maioria dos casos significa qualidade inferior do que uma beta pública — que dirá uma versão final/estável. Desta forma, mudanças visuais e estruturais poderão ocorrer no decorrer da finalização do app.

A ideia da eightloops com o Unibox foi criar um cliente de email com uma abordagem “pessoal”, em que todas as mensagens na Caixa de Entrada (Inbox) são agrupadas por remetente, como veremos a diante.

Publicidade

Indo para o que importa, a primeira coisa que se nota é que o aplicativo é muito bem acabado visualmente. Na minha opinião, o próprio ícone é muito mais bonito que o do Mail (nativo do OS X).

Ícone - Unibox para Mac Ícone do Mail

Ícone do Unibox do lado esquerdo e do Mail do lado direito.

Quando se inicia o aplicativo pela primeira vez, a imagem que vemos é a adição de uma conta nova de email:

Screenshot do Unibox para Mac

O aplicativo permite que o usuário escolha entre configuração automática de conta ou por ajustes manuais:

Screenshot do Unibox para Mac

Tudo é bem simples.

Screenshot do Unibox para Mac

A próxima imagem nos mostra como o aplicativo se apresenta. Como explicado acima, percebe-se que as mensagens são agrupadas por remetente. Quando um remetente é selecionado, as mensagens que este enviou aparecem em ordem cronológica. Ainda não é possível fazer outro tipo de organização (como por exemplo lidos e não-lidos, etc.), mas acredito que possivelmente este recurso seja inserido com o tempo.

Screenshot do Unibox para Mac

Além disto, percebe-se que a distinção de remetente é feita por email. Caso uma pessoa tenha dois endereços cadastrado na agenda, apenas uma pessoa será mostrada, entretanto, caso duas pessoas diferentes e com mesmo nome (ex: Amazon.com) enviem emails, pode ser que seja um pouco confuso.

Na tela abaixo é mostrado como foi desenhada a resposta de emails:

Screenshot do Unibox para Mac

Uma funcionalidade bacana do app é a organização de anexos. Assim como a de mensagens é feita, a de anexos também é. Ao selecionar um remetente, basta clicar no botão com quatro quadradinhos dentro e os anexos são exibidos por ordem de recebimento.

Screenshot do Unibox para Mac

Da mesma forma que os anexos são organizados acima, por ícones, existe também a possibilidade de os apresentar em forma de lista. A imagem abaixo mostra isso:

Screenshot do Unibox para Mac

A seguir pode-se perceber como é feita a organização de diversas contas no app, caso você deseje navegar por alguma pasta específica dentro do seu servidor de emails. Existem três caixas padrão: Unibox, Spam e Trash (Lixo). Este acesso se dá quando se clica em Unibox no topo da primeira coluna do email.

Screenshot do Unibox para Mac

A próxima imagem mostra a criação de um novo email. Caso você tenha selecionado anteriormente uma mensagem recebida, ela continua sendo mostrada abaixo do email a ser criado, mas não significa que você está enviando mensagem para aquele usuário, o que torna as coisas um pouco confusas. Acredito que eles venham a abrir uma nova janela para a criação de novas mensagens, assim como o Mail e outros fazem.

Screenshot do Unibox para Mac

Abaixo seguem as imagens de configuração do aplicativo. Temos configurações gerais, de conta, grupos, aparência, assinaturas e avançado:

Screenshot do Unibox para Mac

Screenshot do Unibox para Mac

Screenshot do Unibox para Mac

Screenshot do Unibox para Mac

Screenshot do Unibox para Mac

Screenshot do Unibox para Mac

A minha conclusão é de que o app tem potencial para ser um excelente cliente de email, entretanto ainda tem um longo caminho pela frente. A ausência de alguns recursos que considero essenciais, como organização das mensagens por lidos e não-lidos e outros, a integração com serviços de cloud service como Dropbox. Além disto, considero algumas mudanças na interface necessárias, como o caso da criação de novos emails em que o remetente anterior fica aparecendo na mesma imagem.

Percebo que o aplicativo ainda está em fase embrionária. Em diversos momentos ele fecha automaticamente por conta de algum bug. Por isto eu não o recomendo que ninguém se aventure a utilizar o Unibox atualmente como cliente principal de email, principalmente por correr risco de perder mensagens ou algo ainda pior.

Fora estes pontos, gostei muito da abordagem de agrupar os emails por remetentes, coisa que outros clientes possantes já fazem há algum tempo na verdade, como o Outlook da Microsoft e o próprio Mail da Apple. A diferença aqui é que o visual agrada mais e, especificamente no agrupamento de emails, parece fazer mais sentido. Também gostei da forma que apresenta os anexos. Novamente, outros clientes fazem isso, mas a interface do Unibox parece dar mais ênfase e apresentar o conteúdo de forma mais lógica.

Quem quiser pode se cadastrar para o beta privado aqui. E que ele evolua rapidamente! 😉

Posts relacionados