O melhor pedaço da Maçã.

Quarta versão do FLiP:mac vem com dicionário nativo para o OS X e corretor sintático [atualizado]

FLiP:mac 4 Brasil

Quase um ano e meio depois de lançar a terceira versão, a portuguesa Priberam anunciou hoje o FLiP:mac 4 Brasil.

Publicidade

FLiP:mac 4 Brasil

Para quem não sabe, o FLiP:mac é um corretor ortográfico para Mac. Na versão anterior, ele se tornou compatível com o OS X Lion e com o Microsoft Office 2011. Desta vez, as novidades são ainda melhores.

O FLiP:mac 4 traz o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa para o OS X, o qual pode ser acessado pelo aplicativo nativo Dicionário do sistema. Além disso, o pacote agora inclui um corretor sintático e vem com milhares de novas palavras em seu acervo.

Publicidade

A instalação do pacote é bem simples. Recomenda-se reiniciar o sistema quando ela estiver concluída ou, no mínimo, os aplicativos que estavam abertos na sua máquina antes da instalação. Quando ela estiver concluída, basta ir até a área respectiva dentro das Preferências do Sistema.

Na primeira tela, o usuário pode habilitar os dicionários temáticos que desejar:

FLiP:mac 4 Brasil

Na segunda, a pessoa opta se quer ou não seguir o novo acordo ortográfico:

FLiP:mac 4 Brasil

A terceira área trata justamente da novidade relacionada a correção sintática. Lá o usuário pode escolher exatamente o que deseja ser corrigido, incluindo concordâncias, estruturas, verbos e suas regências, orações relativas e muito mais:

FLiP:mac 4 Brasil

O corretor do FLiP:mac funciona em todo e qualquer aplicativo nativo que esteja rodando em seu Mac, mas para garantir que ele será sempre usado vá até a área “Idioma e Texto”, ainda nas Preferências do Sistema, e selecione a opção respectiva dentro da aba “Texto”, em “Ortografia”:

FLiP:mac 4 Brasil

Agora, a uma das grandes novidades da quarta versão.

Abra o app Dicionário, localizado dentro da pasta /Aplicativos/. Depois vá nas preferências dele e habilite o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa; se você quiser, pode arrastá-lo para o topo da lista, como eu fiz:

FLiP:mac 4 Brasil

Com isso, você poderá usar o utilitário para navegar pelo dicionário embutido no pacote e conferir definições e etimologia de milhares de palavras em português:

FLiP:mac 4 Brasil

Aqui, um exemplo do FLiP:mac funcionando no Editor de Textos (TextEdit) do Mac:

FLiP:mac 4 Brasil

Pra mim, o FLiP:mac é algo indispensável de se ter no Mac. A menos que você raramente escreva alguma coisa ou seja daqueles que não está nem aí para a qualidade ou a precisão dos seus textos, como muitos jovens de hoje em dia (infelizmente).

O FLiP:mac 4 Brasil custa 33,33 euros (aproximadamente R$92) em sua licença individual, mas até o final deste mês a Priberam está o oferecendo com 30% de desconto. Para usufruir do benefício, basta usar o código FLiP:mac4 ao comprar o produto pela loja online da empresa.

Não deixe de conferir os requisitos e a lista de compatibilidade dele, também.

Promoção: concorra a 3 licenças do FLiP:mac 4 Brasil!

Esta promoção será exclusiva para quem nos acompanha pelo Twitter, no @MacMagazine, e segue também o Priberam (@priberam). Se você ainda não tem uma conta lá, clique aqui e registre-se gratuitamente — o processo é bem simples. Depois, comece a seguir (follow) ambos os perfis e certifique-se também de já estar cadastrado no nosso banco de dados de promoções.

Para participar, basta postar o tweet abaixo no seu perfil até as 16-17 horas (pelo horário de verão de Brasília) desta quarta-feira, 30 de janeiro. Atenção: o tweet deve ficar exatamente desta forma (com a mesma URL!):

Estou concorrendo a licenças do FLiP:mac 4 Brasil, sorteadas pelo @MacMagazine e cedidas pela @priberam! http://migre.me/d0Sqi

Opcionalmente, você pode simplesmente clicar no botão a seguir e depois só confirmar a postagem clicando em “Tweet” (contando que já esteja logado na sua conta do Twitter):

Botão - Participar!

Logo após a data/horário limite, faremos o sorteio de 3 (três) licenças individuais do FLiP:mac 4 Brasil entre os participantes.

Eis as regras da promoção:

  • Utilizaremos o sistema Sorteios.org nesta promoção. Para tentar garantir que teremos pelo menos 3 ganhadores 100% válidos, faremos o sorteio de 15 nomes.
  • Lembre-se de que só serão validadas participações de pessoas que estejam devidamente cadastradas no nosso banco de dados.
  • Para ter a sua participação validada, siga à risca as instruções acima. Você precisa estar seguindo ambos os perfis e ter postado o tweet ou dado RT na mensagem (tanto de forma nativa quanto no método antigo) como apresentado acima, incluindo a URL Migre.me — e não se preocupe se o Twitter alterá-la para T.CO automaticamente.
  • Quem não tem conta no Twitter, não gosta da (ou tem pouco tempo para a) rede social ou coisa do tipo também pode participar. Basta se registrar lá e seguir as instruções conforme apresentamos aqui, associando a sua conta a um cadastro no nosso banco de dados.
  • Você pode postar quantos tweets quiser em sua conta, mas apenas um será contabilizado pelo sistema. Você *não* ampliará suas chances de ganhar fazendo isso.

Boa sorte a todos! 😉

Atualização

Sorteio realizado, promoção encerrada! Eis os ganhadores:

[blackbirdpie id=”296699005356879872″] [blackbirdpie id=”296699013208612864″]

Parabéns e obrigado a todos pela participação. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Apple promove músicas, apps e filmes temáticos do Carnaval 2013 na iTunes Store

Próx. Post

Acompanhe suas séries preferidas com o app TVShow Time para iPads e para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados