O melhor pedaço da Maçã.
iPhones 14 Pro e 14 Pro Max vistos de cima com a Ilha Dinâmica em destaque

iPhones 14 virão sem bandeja de chip nos EUA; posso comprar?

Os rumores acertaram outra vez: a Apple matou a bandeja para chips SIM físicos nos iPhones 14, anunciados hoje. Agora, os aparelhos da Maçã funcionarão apenas com o chip virtual, o eSIM. Entretanto, essa mudança drástica ocorrerá somente nos Estados Unidos, enquanto que em outras partes do mundo (incluindo o Brasil), a bandeja continuará nos aparelhos.

Publicidade

Então, você que está pensando em comprar o novo aparelho da Maçã no exterior, pode estar se perguntando se ele funcionará normalmente aqui no Brasil — e nós viemos responder a sua pergunta.

Os aparelhos americanos já eram diferentes das versões vendidas aqui no Brasil desde o iPhone 12. Por lá, os modelos comercializados têm um recorte na lateral por conta da antena do 5G mmWave, que proporciona uma internet mais rápida, porém com alcance menor. Ou seja, a falta da bandeja será um simples detalhe.

Como o eSIM já é uma realidade no Brasil, um aparelho americano poderá ser utilizado normalmente. O que pode acontecer, porém, é você ter um pouco de dor de cabeça para conseguir adquirir chip virtual nas operadoras brasileiras. O processo pode ser enfadonho, já cada uma tem passos diferentes para realizar a transferência para o eSIM — e muitas demandam que o cliente vá até uma loja física, o que é totalmente desproporcional à ideia de ter um chip virtual.

O eSIM chegou aos aparelhos da Maçã em 2018, nos iPhones XR e XS, e os benefícios são inúmeros. Com ele, é possível utilizar mais de um número (o Dual SIM, que continuará funcionando com dois eSIMs), o que facilita bastante a vida de quem viaja internacionalmente. E já que não haverá um chip físico, o eSIM torna muito mais rápida e fácil a localização do aparelho em caso de perda ou roubo. Não podemos esquecer, é claro, que a ausência da bandeja evita que líquidos entrem no aparelho mais facilmente, também.

O grande porém desse tipo de tecnologia é que, sempre que você for trocar de aparelho, vai necessariamente precisar ir até uma loja da sua operadora para habilitar seu eSIM no novo smartphone — diferentemente do físico, que basta você retirar de um e colocar em outro.

A boa notícia é que o iOS 16 trará uma opção (imagem acima) que facilitará esse processo. O recurso permitirá que transferir o eSIM entre diferentes iPhones via Bluetooth. Resta saber, porém, se a funcionalidade estará disponível nas operadoras brasileiras (oremos que sim).

A conclusão é: estando disposto a migrar de vez para o eSIM, vá em frente e compre seu iPhone 14 americano, sem medo de ser feliz! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones 14 estrangeiros funcionarão no 4G/5G brasileiro

Próx. Post

Apple faz parceria para comunicação via satélite nos iPhones 14

Posts Relacionados