O melhor pedaço da Maçã.

macOS Catalina rodando no Steam Deck? Sim, é possível!

Vira e mexe, aparece alguém para desafiar as capacidades de sistemas e dispositivos que fazem parte de “mundos” diferentes. Já surgiram experimentos de diversos dispositivos da Apple rodando Windows (um iPad, um iPhone e até um Apple Watch). Desta vez, porém, foi a vez do sistema da Maçã aparecer de uma maneira nada convencional.

Publicidade

Um usuário compartilhou no Reddit que conseguir fazer o macOS Catalina 10.15 rodar em um Steam Deck, o console portátil da Valve Corporation para jogar games de PCs.

O console de 7 polegadas tem 16GB de RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório., possui um processador principal (CPU2Central processing unit, ou unidade central de processamento.) AMD Zen 2 APU, com 4 núcleos e 8 threads, com frequência de 2,4GHz a 3,5GHz e uma GPU3Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. RDNA 2, com frequência de 1GHz a 1,6GHz. Ele roda nativamente o SteamOS (baseado em Linux), porém foi possível realizar essa peripécia graças ao VirtualBox, que permitiu virtualizar o sistema da Apple.

Por não ser um setup ideal, era de se esperar que o sistema não rodasse tão perfeitamente. O usuário afirmou que “o desempenho é normal, mas algumas animações são lentas e a inicialização leva de dois a quatro minutos”.

Publicidade

Ele continua contando que a internet funciona e que ele é sensível ao toque “parcialmente”, porém “o som, a GPU e (por alguma razão) as configurações de segurança não estão funcionando”.

É claro, esse foi apenas um experimento, mas é sempre curioso saber até onde os dispositivos e sistemas aguentam.

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.
  • 2
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 3
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

LinkedIn faz a limpa em contas de funcionários falsos da Apple

Próx. Post

Seus dados de localização do WhatsApp podem estar expostos

Posts Relacionados