PixBits, é a continuação do jogo Junk Jack lançado em 2011. É um excelente game em estilo 2D, com um gigantesco mundo aberto (sandbox) pronto para ser explorado.
Junk Jack X, desenvolvido pelo estúdio indieO conceito lembra bastante alguns detalhes do famoso Minecraft, no qual o objetivo principal é sobreviver, coletar recursos, derrotar dezenas de diferentes monstros enquanto explora um gigantesco mundo aberto. O diferencial é que, aqui, o mundo está todo em 2D.
No menu é possível escolher os modos do jogo: mundo aberto, no qual um mundo é criado e o personagem nasce nele, pronto para a aventura; e o modo multiplayer, bem bacana e que pode ser jogado online ou localmente, com os amigos. Há também uma loja no menu onde podemos comprar alguns itens para nos ajudar.
Para começar a aventura e sobreviver à primeira noite, a dica que eu dou é coletar madeira. Para pegar esse recurso, basta bater em uma árvore (like a boss) até ela cair e se transformar num pequeno item que pode ser pego e guardado no inventário.
Durante essa primeira fase de aprendizado, o jogo oferece uma série de notificações de ajuda para dar aquela mãozinha. A segunda ação, depois de recolher madeira, é usar o sistema de montagem de objetos (em inglês, crafting) para criar armas e ferramentas. As armas (como espadas e, conforme for avançando, arcos) são itens obrigatórios pois durante a parte da noite do jogo diversos monstros (aranhas, zumbis, etc.) aparecem. Durante o dia existem animais como ovelhas, vacas, galinhas e porcos espalhados pelo mapa. Se você matá-los consegue comida, o que ajuda a recuperar a vida.
Muitos tipos de materiais, como ferro e pedras, podem ser coletados para aprimorar suas armas e ferramentas, aumentando sua durabilidade. Existem outros três mundos que podem ser acessados através de portais — que podem ser montados por itens coletáveis. Há também uma infinidade gigante de itens que podem ser montados. Existem vários biomas como montanhas com neve, ambientes aquáticos e de escuridão, um livro onde se pode achar todas as “receitas” dos itens que podem ser montados e os materiais necessários.
Aqui, uma dica bem legal: existem dois itens que podem ser desbloqueados na loja do jogo, de graça! 😉
Os gráficos foram muito bem desenhados e a Física (como o personagem se move) é bem interessante. Vale destacar também a trilha sonora que, é nota 10! Outro ponto que eu gostei é essa sensação de liberdade que o jogo proporciona. É possível minerar, explorar e criar muitas coisas divertidas e incríveis. Uma barra de status mostra quantos corações (vidas) o personagem ainda tem. É preciso sempre muito cuidado para não morrer — quando isso acontece, todos os itens do personagem caem no chão e ele renasce no primeiro ponto, onde ele havia nascido no começo.
Confira o vídeo-trailer:

Junk Jack X é uma ótima dica para este final de semana!