O melhor pedaço da Maçã.

Perfis do Safari criarão ambientes independentes de navegação

Perfis do Safari no macOS Sonoma 14

Durante a WWDC23, a Apple anunciou um recurso chamado Perfis do Safari (Safari Profiles). O objetivo, segundo a empresa, é aprimorar a forma como os usuários organizam e compartilham suas abas, criando basicamente ambientes independentes de navegação.

Publicidade

Para começo de conversa, a nova função expande o poder dos Grupos de Abas, recurso que permite organizar abas em conjuntos personalizados. Agora, portanto, será possível categorizar e separar as guias e os grupos com base em tópicos, projetos ou preferências do usuário.

Ao criar diferentes perfis, os usuários poderão alocar abas ou conjuntos específicos para cada um deles, isolando o que for relacionado ao trabalho das coisas pessoais, por exemplo, reduzindo distrações e promovendo um maior fluxo no uso do navegador, já que é possível logar num mesmo serviço usando contas distintas por conta da separação de coisas como histórico de navegação, extensões, grupos de abas, cookies e favoritos.

Os perfis podem, ainda, ser organizados em supergrupos, permitindo que os usuários agreguem aqueles relacionados entre si. Abas de compras ou redes sociais, por exemplo, podem ser consolidadas em um perfil “Pessoal”, enquanto as voltadas ao trabalho podem ser agrupadas em outro perfil.

Publicidade

Como falamos, os Perfis do Safari também oferecem benefícios além do uso individual. Para quem compartilha o navegador em um mesmo dispositivo, por exemplo, vários usuários podem aproveitar o recurso para acessar seu próprio conjunto de abas, sem a necessidade de contas separadas. Em um mesmo iPad (que não tem suporte a multiusuários), diferentes pessoas poderão acessar sites sem precisar fazer login e logout repetidamente em sites/serviços como Gmail, Booking, etc.

No iOS/iPadOS 17, para configurar os perfis, basta ir nos Ajustes » Safari e acessar a seção Perfil. Lá, os usuários poderão criar um novo perfil, atribuindo um nome, escolhendo um ícone e uma cor que serão exibidos no plano de fundo; perfis existentes também poderão ser facilmente modificados nessa seção.

Alternar entre perfis nesses dispositivos, inclusive, é fácil e intuitivo. Basta tocar no botão do seletor de abas e o Safari abrirá uma janela exibindo as seleção de páginas que estão abertas.

Tocando no seletor de Grupos de Abas, os usuários podem acessar uma janela popup que apresentará vários grupos de abas dentro de cada perfil. A opção de alternar entre perfis aparece convenientemente na parte inferior da tela.

Publicidade

Embora os Perfis do Safari tenham sido anunciados, eles estão atualmente em fase de testes e deverão ser lançados juntamente ao iOS 17, ao iPadOS 17 e ao macOS Sonoma 14, ainda neste ano.

O que acharam do novo recurso?


Ícone do app Safari
Safari de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro
Versão 2.3 (1 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple quer construir escritório de 30.000m² na Carolina do Norte

Próx. Post

Apple vs. Gradiente: briga pela marca iPhone no STF é interrompida

Posts Relacionados