O melhor pedaço da Maçã.

Em breve, teremos o Wikia Search

Parece que consta nos planos futuros da Wikipedia o lançamento de um serviço de buscas à la Google, que pretende bater o seu colega mundialmente conhecido e se tornar o preferido entre os usuários da rede.

Publicidade

Segundo Jimmy Wales, o homem por trás da enciclopédia, ao Portal Exame:

Qual será o principal diferencial de seu novo serviço de buscas na internet?
A grande novidade é que ele usará como ferramenta de buscas um software com código aberto. Isso significa que as pessoas poderão baixá-lo, usá-lo e até alterá-lo para que fique melhor e mais eficiente. A idéia é que o programa tenha a cara dos internautas. As pessoas também poderão julgar os resultados da pesquisa aprovando ou não os links relacionados. O Google não oferece essa possibilidade.

Existem outros pontos fracos no Google?
O principal deles é a falta de transparência, fundamental para a democracia e para a sociedade. Ninguém sabe ao certo quais são os critérios usados pelo Google para realizar suas pesquisas e ordenar os links apresentados por ele.

Boa. Dá alternativas para que os geeks e os usuários comuns participem do desenvolvimento da ferramenta. Deu vontade de fazer umas buscas. Espero que os resultados não estejam num futuro muito distante.

Todas as novidades sobre o projeto podem ser acompanhadas no Search Wikia.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac OS X 10.4.9 traz mais compatibilidade com telefones

Próx. Post

Evento: ‘A Mobilidade no Mundo Corporativo’

Posts Relacionados